América se despede de atacante que foi artilheiro do clube na Copinha

Informação já havia sido antecipada pela Itatiaia, e, agora, o jogador retornará ao Cuiabá

Kauan Cristtyan, agora ex-jogador do América

O América anunciou, no início da noite desta segunda-feira (2), a saída do atacante Kauan Cristtyan, de 20 anos, que foi artilheiro do clube na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026, com quatro gols.

A informação da saída do atleta já havia antecipada pela Itatiaia na manhã desta segunda-feira (2). Kauan Cristtyan pertence ao Cuiabá e tinha contrato com o Coelho até o último dia 31 de janeiro.

No comunicado divulgado nas redes sociais, o clube alviverde esclarece que tentou ampliar o vínculo de Kauan, mas não chegou a um acordo. O Coelho teria que desembolsar R$ 1,5 milhão por 60% dos direitos do atleta.

Kauan Cristtyan fez apenas um jogo pelo time profissional do América em 2026. Ele atuou por 12 minutos contra o Itabirito, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro.

Passagem pela base

Kauan Cristtyan chegou ao América em março de 2025, captado pelo então diretor de futebol Fred Cascardo para reforçar o time júnior, que, à época, era comandado por Mairon César.

Até aqui, são 37 jogos e oito gols marcados pelo time sub-20 do Coelho. Apesar de ainda ter idade de júnior (20 anos), Kauan Cristtyan fez dois jogos pelo time profissional do Cuiabá em 2024.

Leia também

Nota divulgada pelo América, na íntegra

“O América comunica a saída do atacante Kauan Cristtyan, cujo contrato de empréstimo chegou ao fim.

O clube esclarece que tentou prorrogar o período de contrato, mas não chegou a um acordo.

O América agrade ao atleta pela dedicação e profissionalismo demonstrados durante o período em que esteve no Coelhão.”

Jornalista pela PUC Minas, Filipe Sodré é repórter multimídia no portal Itatiaia Esporte. Antes, passou por LANCE! e Esporte News Mundo. Tem experiência na cobertura esportiva diária, além de vídeos e podcasts.
Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.
Fabrício Calazans se formou em jornalismo no UniBH. Ingressou na Itatiaia como estagiário em 2010 e passou por edição, reportagem, produção e apresentação. No “ar”, iniciou cobrindo a Copa Itatiaia. Foi também setorista da Federação Mineira de Futebol, apresentador do Apito Final e plantão nas Jornadas Esportivas. Desde janeiro de 2024 faz a cobertura do América. Tem no currículo participações em eventos nacionais e internacionais de futebol e esportes olímpicos.

Ouvindo...