Ouvindo...

Bahia bate Fortaleza e respira na luta contra o rebaixamento do Brasileirão

Resultado deixa o Tricolor Baiano a quatro pontos do Z4 da Série A do Campeonato Brasileiro

Bahia venceu o Fortaleza na Fonte Nova pelo Brasileirão

O Bahia respirou na luta contra o rebaixamento ao vencer o Fortaleza, por 2 a 0, na noite deste sábado (21), na Arena Fonte Nova, em Salvador, em jogo da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Tricolor Baiano chegou aos 34 pontos, quatro a mais que o Vasco, primeira equipe na zona de rebaixamento. Já o Leão do Pici se mantém com 42 pontos, no oitavo lugar.

Os gols do Bahia na partida foram marcados por Kanu, aos 21 minutos da etapa inicial, após cobrança de escanteio, e por Rafael Ratão, aos 50 do segundo tempo, após uma bobeada da defesa do Fortaleza.

O Tricolor Baiano volta a campo contra o Cruzeiro, na próxima quarta-feira (25), às 20h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte.

Um dia antes, na terça (24), o Fortaleza recebe o Botafogo, às 19h30, no Castelão, na capital cearense.

O jogo

O Bahia, do técnico Rogério Ceni, entrou em campo determinado a atacar, explorando a velocidade na saída de bola. O Fortaleza, de Juan Pablo Vojvoda, por outro lado, tinha uma escalação diferente, rodando seus jogadores para não desgastá-los para a grande final que terá pela frente.

Com mais volume de jogo e apertando o visitante em seu campo defensivo, o Bahia saiu na frente aos 21 minutos. Biel cobrou escanteio e o zagueiro Kanu se antecipou a dois marcadores para desviar de cabeça para as redes. O Fortaleza só ameaçou aos 45 minutos, numa falta cobrada com força por Marinho e rebatida por Marcos Felipe.

No segundo tempo, o Fortaleza ainda tentou ser mais agressivo, mas abriu espaços para os contra-ataques do Bahia, que teve duas chances de ouro para ampliar o placar. Aos 10, com Cauly, em chute cruzado que saiu perto da trave e depois com Biel, aos 13, em outro chute cruzado e para fora.

Apesar das trocas feitas pelo técnico do Fortaleza, o time não chegou em boas condições de finalizar. Nos acréscimos, levou o segundo gol. A jogada começou com uma saída de bola do goleiro Marcos Felipe para o campo adversário. A bola quicou, dois zagueiros se confundiram e Rafael Ratão entrou na área já com a bola nos pés. Daí ficou fácil para chutar de lado do goleiro João Ricardo, aos 50 minutos.

Antes de disputar o título da Copa Sul-Americana, o Fortaleza vai enfrentar o líder Botafogo, terça-feira, na Arena Castelão. Na quarta-feira, o Bahia vai até Minas Gerais para enfrentar o Cruzeiro.

Bahia 2 x 0 Fortaleza

Bahia

Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Raul Gustavo e Camilo Cándido (Matheus Bahia); Acevedo, Yago Felipe, Thaciano (Luciano Juba) e Cauly (Diego Rosa); Biel (Rafael Ratão) e Everaldo (Ademir). Técnico: Rogério Ceni.

Fortaleza

João Ricardo; Dudu (Tinga), Brítez, Tobias Figueiredo e Bruno Pacheco; Pedro Augusto (Caio Alexandre), Lucas Sasha e Lucas Crispim (Calebe e Lucero); Marinho, Thiago Galhardo e Guilherme (Mahuca). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Gols: Kanu, aos 21 minutos do primeiro tempo; Rafael Ratão, aos 50 do segundo.

Cartões amarelos: Camilo Cándido, Raul Gustavo, Yago Felipe, Thaciano e Cauly(Bahia); Lucas Sasha, Bruno Pacheco e Brítez (Fortaleza).

Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE).

Renda: R$ 1.448.816,00.

Público: 44.771 total.

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).

*com agências

Jornalista, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE-IUL (Lisboa), com passagens por TV Globo | SporTV, Jornal Hoje em Dia, Agência EFE (Espanha), BBC News Brasil (Inglaterra) e Sport TV (Portugal)