Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Tropeço do Palmeiras aumentou as chances de título do Cruzeiro? Saiba matemática

Cruzeiro ‘ligou o secador’ nesse sábado (15) e torceu contra Palmeiras e Flamengo, que fizeram jogos atrasados do Brasileiro

Uniforme do Cruzeiro no vestiário do Mineirão, em Belo Horizonte

Flamengo e Palmeiras fizeram nesse sábado (16) as partidas que estavam em débito no Campeonato Brasileiro, e o Verdão acabou por tropeçar no Santos, perdendo a liderança. Mas a pergunta que fica é: a derrota do time de Abel Ferreira aumentou as chances de título do Cruzeiro? Abaixo, a Itatiaia responde.

Apesar do então líder Palmeiras ter perdido, as chances do Cruzeiro caíram. Anteriormente, a probabilidade da Raposa conquistar o título era de 1,7%. Porém, as chances desceram para 1,4% com a vitória do Flamengo, que chegou aos 71 pontos - sete a mais que o time celeste.

Veja as chances de título segundo dados do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Flamengo - 72%
  • Palmeiras - 26,6%
  • Cruzeiro - 1,4%
  • Mirassol - 0,011%

*Demais equipes não têm mais chances, segundo a UFMG

Leia também

Tabela e jogos em débito

Os confrontos desse fim de semana foram benéficos ao Flamengo, que ultrapassou o Palmeiras, assumiu a liderança e chegou aos 71 pontos. O Rubro-Negro Carioca venceu o Sport por 5 a 1, na Arena Pernambuco, em partida atrasada válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Palmeiras, por outro lado, perdeu para o Santos por 1 a 0 com gol nos acréscimos do segundo tempo. A derrota fez com que o Verdão mantivesse os 68 pontos e caísse para o segundo lugar. O confronto, disputado na Vila Belmiro, foi válido pela 13ª rodada.

Quem assistiu aos jogos atrasados de camarote - e com o ‘secador ligado’ - foi o Cruzeiro, que seguiu na terceira colocação, com 64 pontos.

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.

Ouvindo...