Com mais da metade dos seus jogos disputados, a Série B do Campeonato Brasileiro de 2023 apresenta números expressivos quando o tema é a presença de público. Somados, os 20 clubes da segunda divisão já levaram aos estádios mais de 1,5 milhão de pessoas.
O sucesso é puxado principalmente pelas torcidas dos times do Nordeste que disputam o acesso. Ceará, Vitória e Sport aparecem no topo do ranking das equipes que mais levaram torcedores aos seus jogos no ano.
Os três somados já levaram ao campo mais de 500 mil torcedores. Na média geral, o Vozão lidera com 24.777, seguido pelo rubro-negro baiano, com 20.176. O Sport fecha o pódio com média de 16.018 pagantes por jogo.
O caso do clube do Recife nesta temporada é ainda mais surpreendente. Em decorrência de punições, o Sport chegou a atuar por duas vezes com portões fechados. Em outras três oportunidades, a Ilha do Retiro contou somente com a presença de mulheres e crianças, sendo que as entradas foram gratuitas. Mesmo com as adversidades, o clube permaneceu com a terceira maior média de público da competição.
“A presença do nosso torcedor tem sido fundamental na temporada. Nossa missão é retribuir esse apoio, valorizando o torcedor para mantê-lo ao nosso lado. A força de nossa torcida dentro de casa é essencial para podermos atingir nossos objetivos esportivos, como o acesso, além de ser uma fonte de renda fundamental para que o clube se mantenha financeiramente saudável”, destaca Yuri Romão, presidente do Sport.
O engajamento gerado pela competição rende aos clubes grande visibilidade e, por consequência, maiores possibilidades de atrair investimentos. No mês passado, por exemplo, o site de acompanhantes Fatal Model resolveu ampliar seu patrocínio ao Vitória, e passou a estampar a parte frontal do uniforme do clube baiano.
“Estamos muito felizes em fazer parte dessa trajetória junto do Vitória. Quando firmamos o acordo de patrocínio, sabíamos que se tratava de uma torcida muito apaixonada e muito engajada com o clube. E quando eles entenderam a nossa mensagem, a torcida nos abraçou e literalmente vestiu nossa camisa ", comenta Nina Sag, diretora de comunicação do Fatal Model, empresa de acompanhantes que é patrocinadora do Vitória.
Números nas arquibancadas se reflete nas telas
O sucesso do Nordeste também se reflete nas transmissões dos jogos na TV e nas plataformas de streaming. O Flow Sport Club, canal focado em esportes dos Estúdios Flow, uma das maiores empresas de podcasts do país, ganhou 200 mil novos inscritos após passar a transmitir a competição, número que representa quase 25% da base de dados atual da empresa.
Só no primeiro turno, de todas as partidas exibidas pelo Flow, apenas três não contaram com a presença de uma equipe nordestina - no total foram 4.926.000 visualizações.
O Derby de Campinas, embate entre Ponte Preta e Guarani, foi um dos jogos sem equipes da região Nordeste com maior apelo da segundona transmitidos pelos canais do Flow. O Bugre é um dos times que constam entre as dez maiores médias de público pagante, com mais de quatro mil torcedores por partida no Brinco de Ouro.
“O apoio do torcedor bugrino é fundamental para alcançarmos os nossos objetivos na competição. Pensando neles, recentemente fizemos um acordo para reformar a iluminação do estádio e temos feito promoções para que esse número aumente sempre. Estamos trabalhando para promover outras melhorias. A atual gestão tem visado a modernização e reestruturação do Brinco, no intuito de receber a torcida da melhor maneira possível”, afirma André Marconatto, presidente do Guarani.