Ouvindo...

Histórias do Brasileirão: Roberto Dinamite brilhou em Vasco x Corinthians

De volta do Barcelona, ídolo vascaíno balançou a rede do Timão cinco vezes em jogo no Maracanã

Alexandre Simões lembra jogaço de Dinamite pelo Vasco contra o Corinthians

Corinthians e Vasco, que se enfrentam neste sábado (29), às 18h30, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 16ª rodada da Série A, viveram num simples jogo pelo Grupo E da segunda fase do Campeonato Brasileiro de 1980, no Maracanã, um momento marcante da competição e também da história vascaína.

O maior ídolo do clube de São Januário, o centroavante Roberto Dinamite, voltava do Barcelona, da Espanha, onde não tinha conseguido vingar. E a reestreia com a camisa vascaína foi em 4 de maio de 1980, pela quinta e penúltima rodada do Grupo E, que contava ainda com Náutico e Vitória. Era praticamente a decisão do primeiro lugar da chave, pois os dois clubes já estavam classificados para a etapa seguinte.

O retorno do ídolo levou 107.474 pagantes ao Maracanã. E ele premiou a torcida vascaína com uma das suas maiores atuações. Caçapava ameaçou a festa dos cariocas abrindo o placar aos 11 minutos, mas aos 13 começou o show de Roberto Dinamite no seu maior palco.

Ainda no primeiro tempo ele marcou mais três vezes, aos 27, 37 e 39, com Sócrates descontando para o Timão aos 42 minutos.

Na Etapa final, Roberto Dinamite decretou o 5 a 2 balançando a rede de Jairo, goleiro corintiano mais uma vez, aos 27 minutos.

O feito é relatado nos almanaques dos dois clubes. No do Vasco, de autoria de um grupo de pesquisa da história do clube, da seguinte forma: “Roberto Dinamite estabelece novo recorde de gols em um único jogo no Campeonato Brasileiro: cinco. O jogo marcava seu retorno ao Maracanã, após breve passagem pelo Barcelona”.

Na verdade, Roberto Dinamite igualou um feito de Reinaldo. No Campeonato Brasileiro de 1977, numa goleada de 6 a 2 do Atlético sobre o Fast Club-AM, no Mineirão, em 9 de novembro de 1977, o centroavante do Galo balançou a rede do time amazonense por cinco vezes.

No Almanaque do Corinthians, de Celso Unzelte, ele destaca o feito do ídolo vascaíno numa nota com o título: “A tarde de Dinamite”. O texto é o seguinte: “Nesta partida, o atacante vascaíno Roberto Dinamite fez todos os cinco gols da vitória do seu time por 5 x 2 sobre o Corinthians. Nunca um jogador havia marcado tantas vezes em um só jogo contra o Timão”.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro