O atacante brasileiro Gabriel Silva, de 23 anos, atualmente no Santa Clara, clube da
“Foram 40,3 km/hora. Isso mesmo, leu bem: 40,3 km/hora. Foi esta a velocidade que Gabriel Silva atingiu ao minuto 95 (!) do último embate com o Famalicão, no Estádio de S. Miguel. Os dados são confirmados pelos dados de GPS da STATSports e colocam claramente o avançado do Santa Clara como o atleta de futebol mais veloz do planeta!”, diz o comunicado oficial do Santa Clara.
𝑮𝒂𝒃𝒓𝒊𝒆𝒍 ⚡ 𝑺𝒊𝒍𝒗𝒂 a 40 km/h 🔥
— cd.santaclara (@CD_SantaClara) May 12, 2025
O jogador mais rápido do mundo 🌪️
📺 Acompanha os nossos jogos na @sporttvportugal#PaixãoPelosAçores pic.twitter.com/2WpeESZjuJ
De acordo com o clube, Gabriel Silva atingiu essa marca durante a vitória do Santa Clara sobre o Famalicão, por 2 a 1, na 33ª rodada do Campeonato Português, no estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, na região dos Açores.
O jogador, em lance de contra-ataque nos acréscimos do segundo tempo, disparou do campo defensivo à área do adversário, na tentativa de fazer o gol. Gabriel Silva tentou aproveitar do fato de o goleiro do Famalicão estar fora da baliza.
Quem é Gabriel Silva
Gabriel Silva foi revelado pelo Palmeiras. Ele jogou no clube paulista em 2016, e passou pelas categorias sub-15 até o sub-20.
Silva fez dois jogos pelo time principal do Palmeiras. Como não conseguiu se firmar, foi emprestado ao Santa Clara. Em 2023. o clube paulista adquiriu os direitos do jogador de forma definitiva.
Com a camisa do Santa Clara, Gabriel Silva tem 97 jogos, marcou 15 gols e colaborou até aqui com sete assistências.
O jogador já recebeu sondagens do Cruzeiro e também interessou ao Atlético.
Leia a nota oficial do Santa Clara
Foram 40,3 km/hora. Isso mesmo, leu bem: 40,3 km/hora. Foi esta a velocidade que Gabriel Silva atingiu ao minuto 95 (!) do último embate com o Famalicão, no Estádio de S. Miguel.
Os dados são confirmados pelos dados de GPS da STATSports e colocam claramente o avançado do Santa Clara como o atleta de futebol mais veloz do planeta!
O lance ocorreu numa altura em que o Famalicão apostava tudo na área açoriana e, depois de a defesa encarnada ter conseguido aliviar, Gabriel Silva tentou aproveitar o facto de o guarda-redes adversário não estar na sua baliza. Aí, disparou em altíssima velocidade, atingindo os referidos 40,3 km/h, devidamente registados no seu GPS.
Ora, os dados estatísticos são diversificados e existem várias recolhas, tendo em conta se a velocidade é atingida com ou sem bola, por exemplo, mas há um facto incontestável: Gabriel Silva atingiu a marca mais rápida confirmada em GPS.
Até aqui, Sven Botman vinha liderando esta lista, depois de ter atingido os 39,21 km/h. O defesa-central do Newcastle vê agora o seu registo batido pelo jogador do Santa Clara, que aos 23 anos vem dando nas vistas com o emblema açoriano ao peito.
Para se ter noção da velocidade atingida pelo dianteiro brasileiro, basta dizer, por exemplo, que a lenda Usain Bolt atingiu a velocidade máxima de 44 km/h.