Uma operação da polícia peruana prendeu sete pessoas acusados de integrar uma organização criminosa denominada “Los Galácticos”, nesta quinta-feira (7). Entre os detidos estão Agostín Lozano, presidente da Federação Peruana de Futebol (FPF), e também Joel Raffo, presidente do Sporting Cristal.
Lozano é acusado de ser o chefe da organização criminosa. O dirigente é investigado por fraude administrativa, corrupção, lavagem de dinheiro e outros delitos não divulgados. Ele ficará detido, inicialmente, por 15 dias.
“Neste momento há sete detidos em Lima e um em Tumbes. Segundo a investigação, a FPF vinha utilizando o dinheiro para outro fim que não era o original, onde também participavam representantes das ligas departamentais”, afirmou Nilton Santos Villalta, Diretor da Polícia Fiscal do Peru.
Karen Mandriotti (presidente da Academia Deportiva Cantolao), Sabrina Martín Zamalloa (secretária da Federação Peruana de Futebol), Jean Marceal (ex-secretário da Federação Peruana de Futebol), Humberto Miñán Almanza (presidente da da Liga Tumbes), Norma Alva (operadora de venda de ingressos) e Fredy Salazar Rondinel (contador da Federação Peruana de Futebol) também foram alvo da polícia peruana.
Sporting Cristal
O Sporting Cristal terminou o Campeonato Peruano com a segunda colocação. Com o vice-campeonato, a equipe disputará a fase de grupos da Copa Libertadores em 2025.
A situação é um agravante na crise institucional do clube. Daniel Graña, que era diretor-geral, foi demitido. O clube também não tem, atualmente, um diretor de futebol.
Federação Peruana de Futebol
Com a prisão de Lozano, a FPF ainda não tem um novo presidente. Segundo o regulamento, quem deve assumir o cargo é o vice-presidente Arturo Ríos, presidente do clube Atlético Grau de Piura.
É esperado que, nas próximas horas, a Federação oficialize a posse de Ríos.
Próximos compromissos
Nos próximos dias, a Seleção Peruana entrará em campo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A equipe enfrentará o Chile no dia 15 de outubro, às 22h30, e a Argentina no dia 19, às 21h.