Augustín Lozano, presidente da Federação Peruana de Futebol (FPF), foi preso na manhã desta quinta-feira (7). O dirigente é investigado por fraude administrativa, corrupção, lavagem de dinheiro e outros delitos não divulgados. Ele ficará detido, inicialmente, por 15 dias.
Durante um mandado de busca e apreensão na casa de Augustín Lozano, foram apreendidos itens relacionados ao grupo criminoso ‘Los Galácticos’, do qual ele é acusado de ser líder.
“Quero pedir paz de espírito à minha família. Às pessoas que confiam em mim, muita paz de espírito, espero que a justiça seja feita e que tudo fique esclarecido. Quero tranquilidade para todas as pessoas que confiam no trabalho que tenho feito”, disse Lozano após ser levado de sua casa em San Borja, distrito de Lima.
Além dele, foram presas mais sete pessoas acusadas de estarem envolvidas na organização.
Joel Raffo (presidente do Sporting Cristal), Karen Mandriotti (presidente da Academia Deportiva Cantolao), Sabrina Martín Zamalloa (secretária da Federação Peruana de Futebol), Jean Marceal (ex-secretário da Federação Peruana de Futebol), Humberto Miñán Almanza (presidente da Liga Tumbes), Norma Alva (operadora de venda de ingressos) e Fredy Salazar Rondinel (contador da Federação Peruana de Futebol) também foram alvo da polícia peruana.
Tempo de prisão
As diversas acusações enfrentadas por Lozano podem se juntar nos tribunais. Caso condenado, ele pode enfrentar cerca de 20 anos encarcerado segundo Jorge Chávez Cotrina, promotor coordenador da Promotoria de Crimes Organizados, em entrevista ao programa ‘Mañana al Día’ do Canal N.
Cotrina ainda explicou que, depois dos 15 dias de detenção preliminar, a prisão preventiva será discutida pelo Ministério Público Peruano.
Entretanto, o promotor revelou que a investigação já dura um ano e meio e que os investigadores possuem provas sólidas do envolvimento do presidente e dos demais detidos.
“Depois de um ano e meio de investigações, foram colhidas provas obviamente sólidas e de qualidade que levaram a este ponto de solicitar uma medida dessa natureza ao juiz da instrução preparatória, se não houvesse provas, o juiz teria negado o pedido”, disse.
Federação Peruana de Futebol
Com a prisão de Lozano, a FPF ainda não tem um novo presidente. Segundo o regulamento, quem deve assumir o cargo é o vice-presidente Arturo Ríos, presidente do clube Atlético Grau de Piura.
É esperado que, nas próximas horas, a Federação oficialize a posse de Ríos.
Próximos compromissos
Nos próximos dias, a Seleção Peruana entrará em campo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A equipe enfrentará o Chile no dia 15 de outubro, às 22h30, e a Argentina no dia 19, às 21h.
O Peru é o vice-lanterna da competição com apenas uma vitória.