O ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, foi detido pela Guarda Civil no aeroporto de Madri, na manhã desta quarta-feira (3). O dirigente é investigado por crimes de lavagem de dinheiro, corrupção, administração injusta e formação de organização criminosa dentro da entidade esportiva.
Rubiales chegava à capital da Espanha após um voo proveniente da República Dominicana quando policiais o abordaram. O dirigente foi levado para um furgão com destino ao tribunal de Majadahonda para prestar depoimento.
Enquanto viajava pelo país latino-americano, a Justiça espanhola chegou a emitir um mandado de busca na sede da Federação Espanhola de Futebol e também nas residências do ex-presidente.
A gestão de Luis Rubiales é investigada pelas autoridades do país desde junho de 2022. Luis Rubiales nega as acusações e garantiu que contribuirá com a apuração dos fatos. Vale lembrar que o espanhol, em paralelo, ainda é réu pelo crime de agressão sexual pelo beijo forçado que deu na jogadora Jenni Hermoso, na final da Copa do Mundo Feminina de 2023.
Relembre o caso
Luis Rubiales deu um beijo na boca da meia-atacante Jennifer Hermoso durante a premiação da Copa do Mundo Feminina, em agosto de 2023. A Espanha se sagrou campeã mundial ao bater a Inglaterra na final, por 1 a 0, em Sydney, na Austrália.
Após receber a medalha, Jenni seguiu cumprimentando as autoridades, até chegar em Rubiales. O presidente e a jogadora se abraçaram primeiramente, e o dirigente falou algo com a meia.
Na sequência, ele segurou a cabeça da jogadora e a deu um beijo na boca. A atleta terminou de cumprimentar Rubiales e seguiu para a festa com o troféu de campeã mundial. Contudo,
Rubiales dá beijo não consentido em Jenni Hermoso
Posteriormente,