Ouvindo...

Adversário do América na Sul-Americana vive jejum e busca recuperação em 2023

Tradicional equipe no continente, o Colo-Colo-CHI quer seguir na Sul-Americana após queda precoce na Libertadores

Colo-Colo venceu apenas três dos últimos dez jogos na temporada 2023

Adversário do América nesta terça-feira (11), pelos playoffs da Copa Sul-Americana, o Colo-Colo-CHI chega para o confronto em busca de reabilitação. Além dos resultados ruins ao longo de 2023, a equipe chilena foi eliminada na fase de grupos da Copa Libertadores, motivo pelo qual busca vaga nas oitavas da Sul-Americana.

Na principal competição de clube do continente, o Colo-Colo esteve no grupo F, ao lado de Boca Jrs-ARG, Deportivo Pereira-COL e Monagas-VEN. Argentinos e colombianos se classificaram, deixando o time do Chile apenas em 3º. “El Cacique”, como é conhecido, já foi campeão continental em 1991.

Outro desempenho que deixa a desejar é no Campeonato Chileno. Das 30 rodadas a serem disputadas, o Colo-Colo já jogou 15 vezes, além de ter um compromisso adiado. Com cerca de metade da competição jogada, a equipe é 8ª com 23 pontos - seis vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Atualmente, está fora da zona de classificação para competições continentais.

A outra competição da temporada é a Copa do Chile, que começa a ter definidos os confrontos mais decisivos. Na primeira fase, o Colo-Colo venceu o Santiago City fora de casa por 2 a 0; e nos 16avos de final, goleou o Union La Calera em casa por 6 a 1. Classificada às oitavas de final, a equipe agora enfrentará o Palestino.

Nos últimos dez jogos este ano, foram três vitórias, quatro empates e três derrotas. Esse retrospecto inclui a classificação na Copa do Chile e os jogos que sacramentaram a eliminação na Libertadores.

Desempenho em casa pode ser o diferencial

Quando se fala apenas nos jogos como mandante, o Colo-Colo pode ter uma vantagem. Em 12 compromissos, o Cacique venceu seis, empatou três e perdeu outras três. Foram 18 gols marcados e dez sofridos.

Pela Libertadores, o estádio Monumental de Santiago não surtiu o efeito esperado: o time somou uma vitória, um empate e uma derrota diante do torcedor.

Nesta terça, vencer o América é fundamental para as pretensões da equipe. Além de levar a vantagem para Belo Horizonte no jogo da volta, o Colo-Colo ainda poderá empatar para se garantir nas oitavas da Sul-Americana. Considerando os jogos da Libertadores este ano, o time chileno não venceu fora de casa.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.