A semana no futebol europeu definiu as finais das três competições europeias. As equipes que buscarão os títulos da
O futebol de clubes na Europa teve, de 1961 até 1999, três competições de clubes. As tradicionais Liga dos Campeões e Copa da UEFA eram acompanhadas de um torneio chamado “UEFA Cup Winners’ Cup”, que reunia os campeões das principais copas de cada país.
Nesses 38 anos, nenhum país conseguiu conquistar os três títulos no mesmo ano. O doblete era mais comum: por 15 vezes um país se sagrou campeão em duas das competições. A possibilidade da trinca voltou a existir quando a UEFA criou a Conference League, na temporada passada.
Em 2022, três clubes de diferentes países foram campeões: Real Madrid-ESP (Champions League), Eintracht Frankfurt (Europa League) e Roma (Conference League). Mais uma vez nenhum do país conquistou os três títulos.
Renascimento?
A temporada 2022/23 pode ser apontada como renascimento do futebol italiano no cenário europeu. Os times voltaram a fazer boas campanhas nas competições continentais.
Nos anos 1990, o futebol italiano era um dos mais fortes do continente. Foram 13 títulos continentais em 30 possíveis na década - melhor marca no período.
Um italiano não chegava à final da Champions League desde 2017, quando a Juventus foi superada pelo Real Madrid. O último título foi em 2010, com a Internazionale.
Na Liga Europa, o último título foi em 1999, quando o Parma bateu o Olympique de Marseille. A última participação em final: 2020, quando a Inter foi superada pelo Sevilla.
A Roma foi campeã da edição inaugural da Conference League, na última temporada, quando superou o Feyenoord.
As finais das compeições europeias em 2023
Champions League: 10/06 - Manchester City-ING x Internazionale-ITA
Europa League: 31/05 - Sevilla-ESP x Roma-ITA
Conference League: 07/06 - Fiorentina-ITA x West-Ham-ING