Ouvindo...

Cruzeiro x América: veja histórico do futebol feminino no Mineirão

Gigante da Pampulha será palco da decisão do estadual desta temporada, na próxima quarta-feira (20)

Jogadoras do Cruzeiro cumprimentam torcida em jogo no Mineirão, em 2021

Cruzeiro e América decidirão a final do Campeonato Mineiro Feminino no Mineirão, na quarta-feira (20), às 15h30 (de Brasília). Será mais uma página da modalidade escrita no Gigante da Pampulha.

Foram poucos jogos de futebol feminino no estádio ao longo dos 59 anos de existência. A presença das mulheres dentro das quatro linhas no Mineirão, porém, tem crescido nos últimos anos.

Os números do futebol feminino no Mineirão

Desde que o estádio foi inaugurado, em 2013, 12 partidas de futebol feminino foram realizadas por lá. Desse total, seis jogos aconteceram pela Olimpíada de 2016.

O Brasil enfrentou a Austrália pela competição em Belo Horizonte para um público recorde de 52 mil pessoas. Em campo, vitória e classificação para as brasileiras nas penalidades máximas.

Os outros seis jogos foram de clubes, com destaque para as decisões do Campeonato Mineiro Feminino de 2020, 2021 e 2022. A final de 2023 foi disputada na Arena Independência e teve o Cruzeiro como vencedor.

Entre os duelos de clubes no Mineirão, o maior público foi em 2022, quando 7.829 pessoas acompanharam o título do Atlético sobre a Raposa.

No ‘velho’ Mineirão

Antes, o estádio havia sido palco da decisão do estadual em dezembro de 1984, que teve o Galo como vencedor sobre o time celeste.

Logo depois, no início de 1985, as atleticanas voltaram ao Mineirão para uma partida preliminar e de entrega de faixas contra o Tupynambás. As alvinegras venceram por 3 a 0.

Cruzeiro x América na final do Mineiro Feminino

Atuais campeãs, as Cabulosas são donas de uma grande campanha na competição. Além da liderança na primeira fase, o time celeste eliminou o Nacional-VRB na semifinal com um placar agregado de 17 a 0.

O América, por sua vez, venceu o título pela última vez em 2018. As Spartanas ficaram em segundo lugar na primeira fase e não tiveram vida fácil para eliminar o Itabirito na semifinal.

O Coelho venceu de virada no jogo de volta, por 2 a 1, na última sexta-feira (15), após empate por 1 a 1 na ida.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.