Foram poucos jogos de futebol feminino no estádio ao longo dos 59 anos de existência. A presença das mulheres dentro das quatro linhas no Mineirão, porém, tem crescido nos últimos anos.
Os números do futebol feminino no Mineirão
Desde que o estádio foi inaugurado, em 2013, 12 partidas de futebol feminino foram realizadas por lá. Desse total, seis jogos aconteceram pela Olimpíada de 2016.
O Brasil enfrentou a Austrália pela competição em Belo Horizonte para um público recorde de 52 mil pessoas. Em campo, vitória e classificação para as brasileiras nas penalidades máximas.
Os outros seis jogos foram de clubes, com destaque para as decisões do Campeonato Mineiro Feminino de 2020, 2021 e 2022. A final de 2023 foi disputada na Arena Independência e teve o Cruzeiro como vencedor.
Entre os duelos de clubes no Mineirão, o maior público foi em 2022, quando 7.829 pessoas acompanharam o título do Atlético sobre a Raposa.
No ‘velho’ Mineirão
Antes, o estádio havia sido palco da decisão do estadual em dezembro de 1984, que teve o Galo como vencedor sobre o time celeste.
Logo depois, no início de 1985, as atleticanas voltaram ao Mineirão para uma partida preliminar e de entrega de faixas contra o Tupynambás. As alvinegras venceram por 3 a 0.
Cruzeiro x América na final do Mineiro Feminino
Atuais campeãs, as Cabulosas são donas de uma grande campanha na competição. Além da liderança na primeira fase, o time celeste eliminou o Nacional-VRB na semifinal com um placar agregado de 17 a 0.
O América, por sua vez, venceu o título pela última vez em 2018. As Spartanas ficaram em segundo lugar na primeira fase e não tiveram vida fácil para eliminar o Itabirito na semifinal.
O Coelho venceu de virada no jogo de volta, por 2 a 1, na última sexta-feira (15), após empate por 1 a 1 na ida.