Ouvindo...

LTA: FlyQuest suspende Bwipo após comentários sexistas, e jogador não enfrentará a VKS

Toplaner fez comentários durante transmissão ao vivo e afirmou que ciclo menstrual pode afetar desempenho de mulheres no jogo

Bwipo foi suspenso pela FlyQuest e não enfrentará a Vivo Keyd Stars na Fase Américas da LTA

A FlyQuest anunciou, nessa terça-feira (9), a suspensão do top laner Gabriël “Bwipo” Rau para a próxima série da equipe na LTA 2025. O jogador não atuará no confronto contra a Vivo Keyd Stars após declarações de teor sexista feitas durante uma transmissão ao vivo. O turco İbrahim “Gakgos” Bulut assumirá a titularidade no duelo decisivo dos playoffs regionais.

Segundo comunicado oficial publicado pela organização, os comentários de Bwipo contrariam diretamente os valores centrais da FlyQuest, que afirma ter como missão tornar o cenário de games mais inclusivo e diverso. Além da suspensão, a premiação que o belga receberia nesta etapa do campeonato será doada a instituições que apoiam mulheres nos eSports.

“Comentários que possam desmotivar até mesmo uma jovem mulher de perseguir seu sonho de se tornar jogadora profissional prejudicam o futuro dos eSports, e levamos isso muito a sério. Embora nosso primeiro impulso seja educar quando comentários ignorantes são feitos, a responsabilidade também é um valor fundamental da nossa organização”, destacou a FlyQuest no comunicado.

Comunicado completo da FlyQuest

“Recentemente, Bwipo fez comentários sexistas que são antitéticos aos valores centrais da FlyQuest. Todos os dias, buscamos tornar o espaço dos games melhor, e isso inclui ajudar qualquer pessoa com paixão pela competição a alcançar os mais altos níveis de jogo.

É por isso que temos tanto orgulho do programa RED e do nosso trabalho em elevar comunidades diversas e sub-representadas dentro dos games.

Comentários que possam desmotivar até mesmo uma jovem mulher de perseguir seu sonho de se tornar jogadora profissional prejudicam o futuro dos eSports, e levamos isso muito a sério. Embora nosso primeiro impulso seja educar quando comentários claramente ignorantes como este são feitos, a responsabilidade também é um valor fundamental da nossa organização.

Como resultado, estaremos suspendendo Bwipo da próxima série dos playoffs da LTA e doando sua premiação do evento para causas que apoiam mulheres nos games.”

Comentários de Bwipo durante transmissão ao vivo

“Acho que não há apoio suficiente para jogadoras profissionais. Basicamente, a anatomia feminina e seus ciclos mensais são extremamente diferentes dos homens, e não existe um sistema adequado para lidar com isso.

Muita gente já ‘tilta’ jogando League of Legends. Quando uma mulher está na parte errada do mês, jogando competitivamente, há um período do mês em que, na minha opinião, não se deveria estar jogando partidas competitivas como mulher.

Eu morei com uma por um tempo. Ela jogava muitas ranqueadas e era realmente óbvio quando ela ficava irritada com cada coisinha. Isso não sou eu tentando ser sexista nem nada.

Acho que entender que não é um bom momento e, na verdade, levantar, respirar e relaxar pode ser melhor. Talvez se dedicar a estudar o jogo, talvez usar outra conta inteiramente para jogar quando estão passando por isso.

A competição não vai se ajustar ao seu ciclo. Você não tem tanto espaço para competir. Não acho que seja impossível, só acho que é mais difícil. No fim das contas, essa é a verdade em todos os esportes, inclusive mentais.

Se você olhar para o xadrez, por exemplo, acho que eles fazem um trabalho melhor nesses jogos. Mas, definitivamente, quando se trata de e-sports, é algo de que nem se fala. As pessoas simplesmente não consideram isso, entende?”

Repercussão negativa e pedido de desculpas

As falas de Bwipo geraram ampla repercussão no cenário competitivo. Durante sua live, o jogador sugeriu que mulheres enfrentam desvantagens biológicas no cenário profissional, citando ciclos menstruais como um fator que tornaria mais difícil competir.

As declarações foram imediatamente criticadas por analistas, treinadores e figuras influentes do cenário internacional, que classificaram o posicionamento como “sexista” e “desinformado”.

Após a repercussão, Bwipo publicou um pedido de desculpas nas redes sociais, reconhecendo que seus comentários foram “ignorantes e desrespeitosos” e que usou sua plataforma para “alimentar preconceito em vez de apoio”. O toplaner disse que aceita a suspensão e que pretende refletir para “ouvir e fazer melhor”.

Veja o que disse Bwipo após a suspensão

“Olá a todos, eu sei que errei feio. Meus comentários foram ignorantes e desrespeitosos com as mulheres, inclusive aquelas próximas a mim.

Peço desculpas a todos que magoei. Lamento ter usado minha plataforma para alimentar preconceito e sexismo em vez de apoio, e vou tomar medidas para refletir, ouvir e fazer melhor.”

Gakgos assume titularidade em momento decisivo

Com a ausência de Bwipo, a FlyQuest optou por escalar Gakgos, top laner reserva que já disputou duas partidas neste split, contra Disguised e Shopify Rebellion.

A equipe encara a Vivo Keyd Stars no próximo sábado (20), às 17h (de Brasília), em partida válida pela Cross Conference da LTA 2025.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports