A Electronic Arts (EA) divulgou, nesta terça-feira (3), a chegada da comemoração do atacante Endrick, do
A comemoração em questão é aquela na qual Endrick estende o braço em gesto de aperto de mão e pisca com um dos olhos. O atacante já fazia tais gestos desde os tempos de
“Uma nova celebração exclusiva para uma futura estrela”, escreveu a EA na publicação que anunciava a chegada da comemoração ao game.
An all-new signature celebration for a future star.
— EA SPORTS FC (@EASPORTSFC) June 3, 2025
Recreate @Endrick’s celebration in #FC25. pic.twitter.com/8akK7P1JOY
Atacante foi pivô de polêmica no jogo
Em março deste ano, a EA decidiu retirar do EA Sports FC 25 uma comemoração de Endrick. A remoção ocorreu após críticas da comunidade gamer, que acusou o gesto de carregar possíveis conotações racistas.
A celebração fazia alusão ao personagem King Kong. No entanto, a recepção foi negativa. Usuários nas redes sociais apontaram que o gesto, mesmo sem intenção ofensiva, poderia ser utilizado de forma maliciosa dentro do ambiente online do jogo, alimentando comportamentos racistas.
Endrick havia utilizado a comemoração em campo durante uma partida entre Palmeiras e Liverpool-URU, pela Libertadores. Na ocasião, o atleta recebeu um cartão amarelo e se justificou publicamente: “Eu celebro o gol assim. Não tem nada a ver com racismo”, disse. O atacante ainda afirmou ser fã de Planeta dos Macacos e do filme King Kong, o que motivou o gesto.
Apesar da explicação, a reação nas arquibancadas e entre os adversários foi mista, com parte do público e jogadores interpretando a celebração como inadequada. Diante da repercussão, a EA optou pela remoção da animação