Ouvindo...

Riot anuncia série de mudanças para 2º e 3º split da LTA; entenda

Desde ajustes no formato até lançamento de aplicativo, todas as novidades serão implementadas para o segundo split, que começa em abril

A Riot Games divulgou, nesta sexta-feira (21), uma série de mudanças na Liga das Américas de League of Legends (LTA). As alterações foram apresentadas por Caco Antunes, líder de eSports do LoL para as Américas, e incluem ajustes nos formatos dos Splits 2 e 3, e iniciativas para reduzir a diferença de desempenho entre as conferências Norte e Sul.

A Riot reconheceu que o Split 1, planejado como um torneio de “Kick-Off”, não atendeu às expectativas dos fãs. A organização admitiu que tentou implementar muitas novidades ao mesmo tempo, o que sobrecarregou as equipes e não permitiu uma adaptação gradual ao novo modelo.

“Sabemos que o split 1 não atingiu as expectativas de muitos fãs, e sendo honesto com todos, nós entendemos e concordamos com isso”, afirmou Caco, que acrescentou a informação de que, para 2026, a Riot se compromete a reformular o primeiro split, garantindo um formato mais equilibrado.

Novo formato

A fase regular do segundo split da LTA será dividida em quatro etapas:

  • Fase de Posicionamento (Semanas 1-3): Single Round Robin (fase de pontos) em MD1, que definirá dois grupos de quatro times, de acordo com a colocação das equipes.
  • Fase de Grupos (Semanas 4-6): confrontos MD3 dentro dos grupos.
  • Semana 7 (Cross-Group): confrontos entre grupos para definir os seeds dos playoffs.
  • Playoffs: disputados em formato Full Fearless MD5, com os seis melhores times.

Essas mudanças visam introduzir mais séries MD3 na fase regular, atendendo ao feedback da comunidade. Todos os confrontos serão em Fearless Draft, assim como anunciado anteriormente pela Riot.

Mudanças no terceiro split (Pick and Play)

O formato base já previa jogos MD3 e MD5, mas a principal alteração será a conversão de todas as séries eliminatórias em MD5, antes mesmo dos playoffs. A intenção é garantir uma experiência mais competitiva e oferecer aos times mais oportunidades de adaptação em séries decisivas.

Além disso, as equipes poderão escolher seus oponentes antes do início da competição, assim como aconteceu no primeiro split, no formato denominado ‘Pick and Play'.

Assista ao vídeo divulgado pela Riot Games:

Redução da diferença competitiva entre as conferências

A Riot reconheceu a diferença de desempenho entre as conferências Norte e Sul. Para reduzir esse desequilíbrio, será implementado um Bootcamp na América do Norte entre os Splits 2 e 3. Os três melhores times da LTA Sul que não se classificarem para o MSI 2025 viajarão para Los Angeles para treinamentos intensivos.

A iniciativa visa aumentar a experiência internacional das equipes do Sul e melhorar seu nível competitivo, para os confrontos entre conferências no terceiro split.

Outras novidades

  • Transmissão de scrims: A política de transmissão, antes restrita ao Split 1, será estendida para o restante do ano. Equipes da LTA poderão transmitir treinos contra times do Circuito Desafiante ou outras ligas Tier 2 das Américas.
  • Fantasy Game da LTA: Previsto para lançamento na semana anterior ao Split 2, o aplicativo permitirá aos fãs montar lineups dentro de um orçamento semanalmente variável.
Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports
Leia mais