A Riot Games anunciou, nesta terça-feira (26), o retorno do Circuito Desafiante para 2025 como a competição oficial de Tier 2 do cenário de League of Legends no Brasil. Além disso, a empresa também divulgou como será o formato de competição para todo o ecossistema das Américas na próxima temporada.
O destaque do novo formato é a introdução de uma “Vaga de Convidado” para o Tier 1, concedida à equipe vencedora do Torneio de Promoção, que reúne as duas melhores equipes de cada liga do Tier 2 (como o Circuito Desafiante no Brasil e a Liga Regional Sur no Sul) e o atual detentor da vaga. Na Conferência Sul, a Isurus Estral será a equipe a ser desafiada.
A equipe vencedora ocupará a vaga de convidado por um ano, representando a conferência Norte ou Sul na elite da região (LTA). Além disso, terá acesso ao Global Revenue Pool (GRP), um suporte financeiro para manter operações competitivas e sustentáveis.
Esse modelo garante que a vaga de convidado não seja vendida ou transferida, preservando o mérito esportivo e a integridade competitiva.
O retorno do Circuito Desafiante, o ‘Circuitão’
O Tier 2 brasileiro retorna à nomenclatura utilizada antes da chegada do CBLOL Academy. O Circuito Desafiante terá 10 equipes e já tem oito participantes definidos. Os times são:
- Red Canids Kalunga Academy
- Vivo Keyd Stars Academy
- KaBuM! Esports
- LOS
- Rise Gaming
- Tropa Raizen
- IDL Esports
- Flamengo MDL
- Equipe n.º 1 das classificatórias
- Equipe n.º 2 das classificatórias
Das equipes da LTA Sul, apenas Red Canids e Vivo Keyd Stars mantiveram suas line-ups Academy para a disputa do Tier 2. KaBuM! e LOS, que ficaram fora do Tier 1, irão competir pela vaga no ano que vem. Já a INTZ ainda não se pronunciou se irá participar das qualificatórias abertas.
Estrutura do Tier 2 na América
O Tier 2 será dividido em duas conferências, cada uma com ligas regionais. Na Conferência Norte serão:
- NACL (North America Challengers League): EUA e Canadá – 10 equipes
- LRN (Liga Regional Norte): México, América Central e Colômbia – 8 equipes
Já na Conferência Sul, as ligas de Tier 2 são:
- Circuito Desafiante (CD): Brasil – 10 equipes
- LRS (Liga Regional Sur): Chile, Peru, Argentina e outros países da América do Sul – 8 equipes
Formato da competição
A temporada será dividida em duas etapas, seguidas pelo Torneio de Promoção:
- Etapa 1 - Fearless Draft: Fase de grupos em MD3 com eliminatórias duplas.
- Etapa 2 - Caminho para o Torneio de Promoção: Fase regular mais curta, com jogos em MD1, seguida de playoffs ampliados.
O Torneio de Promoção reunirá as duas melhores equipes do Tier 2 e o atual detentor da vaga de convidado do Tier 1, garantindo representação regional. Além disso, as equipes com piores desempenhos em cada etapa do Tier 2 terão que defender suas posições em Torneios de Promoção.
Em relação ao cronograma de competições do próximo ano, a primeira etapa do Circuito Desafiante e das demais ligas será de março a junho. Já a segunda etapa ocorre de julho a setembro. Por fim, o Torneio de Promoção para a definição da temporada seguinte será disputado em outubro.