As federações da Argentina, do Uruguai e do Paraguai, com apoio da Conmebol, enviaram à Fifa na segunda-feira (29) o projeto detalhado para receber os três jogos inaugurais da
No documento são apontados quatro estádios, nos três países, como candidatos a receber as partidas, que serão em 8 e 9 de junho de 2030. Dois são em Assunção, capital paraguaia, já que a confederação sul-americana de futebol planeja construir uma arena sua. Caso ela não saia do papel, o Defensores Del Chaco será reformado.
A Copa do Mundo de 2030 será na Espanha, em Portugal e no Marrocos. A Fifa decidiu presentear a América do Sul com três partidas, como comemoração ao centenário da Copa, que teve a primeira edição em 1930, no Uruguai.
A América do Sul disputava contra a candidatura europeia e africana, mas a o perceber que perderia nos bastidores da Fifa, sugeriu essa homenagem, uma espécie de prêmio de consolação, que foi aceita.
Argentina, Uruguai e Paraguai, cada país, receberá uma partida. Está definido que a abertura, inclusive da Copa, será no estádio Centenário, em Montevidéu, a capital uruguaia, palco da primeira final de um Mundial, quando o Uruguai bateu a Argentina por 4 a 2, em 1930.
Ele será remodelado com capacidade para 62 mil pessoas. Em Buenos Aires, o estádio escolhido foi o Monumental de Nuñez, do River Plate, recém reformado.
Outra escolha óbvia, já que é o maior do país, com mais de 84 mil assentos, e foi palco da final da Copa do Mundo de 1978, quando os argentinos levantaram sua primeira taça ao vencer a Holanda por 3 a 1.
A dúvida é em Assunção. A Conmebol quer construir um estádio na capital do Paraguai para 45 mil pessoas. Só que o projeto estava diretamente ligado à América do Sul receber a Copa do Mundo de 2030, para facilitar o investimento necessário. Inicialmente a ideia era uma arena para 60 mil espectadores, mas o tamanho já diminuiu. A Copa veio parcialmente, portanto é incerto que sairá do papel.
Com isso, o tradicional Defensores Del Chaco foi colocado como opção. Um novo Defensores, que terá que ser todo reformado para receber 40 mil pessoas.
O documento enviado é um projeto, depende da vistoria de membros da Fifa, e portanto pode haver mudanças com relação aos estádios apresentados.