Ouvindo...

Veja quais estádios receberão jogos da Copa do Mundo de 2030 na América do Sul

Argentina, Uruguai e Paraguai serão sedes de três partidas como comemoração aos 100 anos do Mundial; informações estão em documento enviado à Fifa

As federações da Argentina, do Uruguai e do Paraguai, com apoio da Conmebol, enviaram à Fifa na segunda-feira (29) o projeto detalhado para receber os três jogos inaugurais da Copa do Mundo de 2030, ação que vai comemorar os 100 anos do mundial de seleções.

No documento são apontados quatro estádios, nos três países, como candidatos a receber as partidas, que serão em 8 e 9 de junho de 2030. Dois são em Assunção, capital paraguaia, já que a confederação sul-americana de futebol planeja construir uma arena sua. Caso ela não saia do papel, o Defensores Del Chaco será reformado.

A Copa do Mundo de 2030 será na Espanha, em Portugal e no Marrocos. A Fifa decidiu presentear a América do Sul com três partidas, como comemoração ao centenário da Copa, que teve a primeira edição em 1930, no Uruguai.

A América do Sul disputava contra a candidatura europeia e africana, mas a o perceber que perderia nos bastidores da Fifa, sugeriu essa homenagem, uma espécie de prêmio de consolação, que foi aceita.

Argentina, Uruguai e Paraguai, cada país, receberá uma partida. Está definido que a abertura, inclusive da Copa, será no estádio Centenário, em Montevidéu, a capital uruguaia, palco da primeira final de um Mundial, quando o Uruguai bateu a Argentina por 4 a 2, em 1930.

Ele será remodelado com capacidade para 62 mil pessoas. Em Buenos Aires, o estádio escolhido foi o Monumental de Nuñez, do River Plate, recém reformado.

Outra escolha óbvia, já que é o maior do país, com mais de 84 mil assentos, e foi palco da final da Copa do Mundo de 1978, quando os argentinos levantaram sua primeira taça ao vencer a Holanda por 3 a 1.

A dúvida é em Assunção. A Conmebol quer construir um estádio na capital do Paraguai para 45 mil pessoas. Só que o projeto estava diretamente ligado à América do Sul receber a Copa do Mundo de 2030, para facilitar o investimento necessário. Inicialmente a ideia era uma arena para 60 mil espectadores, mas o tamanho já diminuiu. A Copa veio parcialmente, portanto é incerto que sairá do papel.

Com isso, o tradicional Defensores Del Chaco foi colocado como opção. Um novo Defensores, que terá que ser todo reformado para receber 40 mil pessoas.

O documento enviado é um projeto, depende da vistoria de membros da Fifa, e portanto pode haver mudanças com relação aos estádios apresentados.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais