Copa do Mundo: quantos títulos da Seleção Brasileira tiveram jogadores do Cruzeiro?

Cruzeiro já cedeu atletas para importantes conquistas mundiais da Seleção

Ronaldo foi campeão mundial em 1994 enquanto era jogador do Cruzeiro

Os títulos da Seleção Brasileira em Copas do Mundo foram construídos por elencos históricos, com atletas de diferentes clubes de dentro e fora do Brasil.

Entre as equipes que cederam jogadores ao escrete canarinho, o Cruzeiro figura como pilar de algumas das campanhas campeãs do Brasil.

Ao longo da história do torneio, atletas da Raposa participaram diretamente de conquistas mundiais da Seleção Brasileira, algumas delas com protagonismo.

Mas, afinal, em quantos títulos da Seleção Brasileira o Cruzeiro teve jogadores convocados? A seguir, a Itatiaia responde.

Cruzeiro esteve presente em três títulos mundiais do Brasil

Entre as cinco Copas do Mundo conquistadas pela Seleção Brasileira (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), o Cruzeiro teve jogadores convocados em três campanhas campeãs.

  • 1970: Fontana (zagueiro), Wilson Piazza (zagueiro) e Tostão (meia-atacante)
  • 1994: Ronaldo Fenômeno (atacante)
  • 2002: Edílson (atacante)

Copa do Mundo de 1970

A conquista do tricampeonato mundial, no México, representa o momento de maior protagonismo do Cruzeiro em títulos da Seleção Brasileira.

Naquela edição, três jogadores que defendiam a Raposa integraram o elenco campeão.

  • Fontana (zagueiro)
  • Wilson Piazza (zagueiro)
  • Tostão (meia-atacante)

Tostão e Piazza foram titulares absolutos da equipe comandada por Zagallo e exerceram papel fundamental na Seleção considerada, por muitos, a maior da história das Copas do Mundo.

Fontana, por sua vez, foi reserva no grupo que venceu a Itália por 4 a 1 na final.

Fontana (5º em pé), Piazza e Tostão (3º e 6º ajoelhados) foram campeões mundiais em 1970

Copa do Mundo de 1994

Na campanha do tetracampeonato mundial, nos Estados Unidos, o Cruzeiro voltou a ter um jogador presente em um título de Copa da Seleção Brasileira.

  • Ronaldo Fenômeno (atacante)

Com apenas 17 anos, Ronaldo foi convocado após um início meteórico de carreira pela Raposa, com 56 gols em 58 partidas, entre 1993 e 1994.

Apesar de não ter entrado em campo, o atacante integrou o elenco campeão do mundo e viveu o ambiente da conquista que encerrou um jejum de 24 anos sem títulos para o Brasil.

O Mundial de 1994 marcou o primeiro título da Seleção vivido por Ronaldo, que anos depois viria a ser campeão novamente, desta vez como protagonista, em 2002.

Copa do Mundo de 2002

O pentacampeonato mundial também contou com presença celeste.

Na Copa disputada no Japão e na Coreia do Sul, o Cruzeiro teve um representante entre os campeões do mundo.

  • Edílson (atacante)

Edílson foi convocado por Luiz Felipe Scolari e integrou o elenco campeão do Brasil.

Apesar de ser considerado reserva, o atacante teve participação relevante no torneio, sendo titular na semifinal contra a Turquia, em razão da suspensão de Ronaldinho Gaúcho, expulso nas quartas de final diante da Inglaterra.

Com isso, o Cruzeiro voltou a ter jogador campeão do mundo pela Seleção Brasileira, fechando o ciclo de três títulos com representantes do clube.

Leia também

Repórter em formação com experiência em coberturas locais e interestaduais, com atuação em diferentes frentes do jornalismo. Apaixonado por esportes, especialmente futebol, acompanha o cenário nacional e internacional, com foco em contexto, informação e curiosidades do jogo. Acumula passagem por No Ataque e Estado de Minas.

Ouvindo...