Enviados especiais a Doha - A entrevista coletiva do técnico Tite na tarde desta quarta-feira (23), no Centro Internacional de Mídia, em Doha, foi marcada pela tentativa dos jornalistas de tirarem do treinador a escalação que vai encarar a Sérvia nesta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), no Lusail Stadium, na estreia das duas equipes na Copa do Mundo do Catar.
As respostas do treinador e do seu auxiliar, Cléber Xavier, que também estava na mesa, deixaram claro que sua equipe vai muito além dos 11 e que a regra de cinco substituições, instituída no futebol a partir da pandemia de Covid-19, será usada pelo treinador no torneio, não só taticamente, mas também fisicamente, pelo conhecimento que ele tem do clima do Oriente Médio pelas duas passagens que já teve pelo futebol da região treinando clubes.
“A gente tem dois modelos, tem um terceiro modelo, mas a gente trabalha muito com ajustes táticos específicos. Esse período curto soubemos aproveitar. Em Turim reforçamos nossas ideias e aqui trabalhamos com qualidades e defeitos que a Sérvia pode ter. Sabemos das cinco mudanças, pois além do clima, tem ritmo de jogo e questões táticas”, afirmou Cléber Xavier.
Antes dessa fala do auxiliar, Tite já tinha destacado o fato de que suas estratégias de jogo passarão sempre pela utilização do banco de reservas, até pela variedade de opções principalmente no setor ofensivo. Mas ele destacou também a experiência vivida no mundo árabe, pois já treinou nos Emirados Árabes Unidos o Al-Ain, Unidos, em 2007, e o Al-Wahda, em 2010.
“Tive duas passagens pelo mundo árabe e sei que o clima aqui não pode ser desprezado. As substituições dão uma possibilidade de mudança e alternância. São consideráveis em termos de estratégia”, afirmou o treinador.
O time inicial de Tite não tem muito mistério, embora pareça existir uma dúvida entre um segundo volante, que seria Fred, e mais um atacante, Vinícius Júnior.
De toda forma, os outros dez já são conhecidos e Alisson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva, Alex Sandro, Casemiro, Lucas Paquetá, Raphinha, Neymar e Richarlison encaram os sérvios.