FIFA pode punir jogadores que usarem faixa de capitão de apoio à causa LGBTQ+

Seleções se mostraram dispostas a pagar multas e prestar homenagem durante partidas, mas temem sanções

FIFA pressiona seleções para não usarem faixa nas partidas da Copa

A FIFA anunciou que poderá punir jogadores e seleções que usarem a faixa de capitão ‘One Love’, que contém mensagem de apoio à causa LGBTQIA+ e pela inclusão no futebol.

A instituição já havia divulgado multas em caso de uso pelas equipes, mas deixou claro que aplicará sanções esportivas caso a faixa seja usada em campo, como advertir jogadores com cartões amarelos ou, até mesmo, forçar os atletas a deixarem o campo.

As Associações de Futebol das seleções de Inglaterra, País de Gales, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Holanda e Suíça divulgaram nota citando sua indignação com a decisão, mas que não pretendem ‘bater de frente’ com a instituição.

“Como federações nacionais, nós não podemos colocar nossos jogadores em posição de receber sanções esportivas, incluindo cartões, então pedimos aos capitães para não usarem a faixa nas partidas da Copa do Mundo. Estávamos preparados para pagar multas que seriam aplicadas por violações do regulamento dos uniformes e temos grande compromisso com o uso da faixa. Entretanto, não podemos arriscar que nossos jogadores sejam advertidos ou forçados a deixar o campo”.

As seleções se mostraram frustradas com a decisão da FIFA. Mesmo após pedidos de liberação do uso da faixa ‘One Love’ (Um só amor), as equipes não poderão se manifestar a favor da inclusão.

“Escrevemos à FIFA em setembro informando nosso desejo de usar a faixa ‘One Love’ para apoiar a inclusão no futebol, mas não tivemos resposta. Nossos jogadores e comissão técnica estão desapontados - eles são fortes apoiadores da integração e irão demonstrar isso de outras maneiras”.

Mesmo com a ameaça de punição, a seleção da Inglaterra não deixou de protestar. O capitão Harry Kane usou uma faixa preta com os dizeres “sem discriminação”, em inglês; e além disso, os 11 jogadores ingleses se ajoelharam antes do apito inicial - gesto praticado em protestos no futebol mundo afora. Ainda não se sabe se essas formas de protesto dos ingleses vão resultar em punições.

sob supervisão de Enzo Menezes

Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.

Ouvindo...