(1958 - 1962)
Após a decisão da Copa do Mundo de 1958, na Suécia, uma simples ação entrou para a história, e passou a ser repetida por todos os campeões: erguer a taça. Até então, isso não era comum, mas foi com o zagueiro brasileiro Bellini que uma nova tradição começou no mundo dos esportes.
Hilderaldo Luís Bellini nasceu em São Paulo, em 1930, e começou a vida profissional no esporte pelo Vasco, em 1952. Em nove anos jogando no Rio de Janeiro, conquistou 11 títulos, com destaque para três campeonatos carioca.
Em 1957, estreou também com a camisa da seleção brasileira, e foi o capitão no mundial disputado no ano seguinte, o primeiro conquistado pelo Brasil. Bellini foi o primeiro capitão a erguer a taça acima da cabeça, como forma de celebração do título. Ele ainda esteve no elenco bicampeão em 1962, no Chile, mas não era o dono da braçadeira.
No mesmo ano, o zagueiro assinou com o São Paulo, e seis anos depois, se transferiu ao Athletico Paranaense, onde encerrou a carreira em 1969. Em homenagem aos campeões de 1958, foi construída uma estátua na entrada do estádio Maracanã, que ficou popularmente conhecida como “estátua do Bellini”, mesmo não se parecendo com ele.
Após cerca de 20 anos lidando com o Mal de Alzheimer, Bellini morreu na capital paulista, em março de 2014, aos 83 anos.