A Liga Nacional de Basquete (LNB) confirmou a realização da temporada 2024/2025 do Novo Basquete Brasil (NBB). Serão 18 clubes, um a menos em relação à última disputa, e duas mudanças nos playoffs.
O time que ficou de fora foi o Cerrado, que estava desde 2020 na disputa. O clube focará nas atividades de base. Vitória e Fluminense negociaram uma participação, mas assim como Cruzeiro e Praia Clube não conseguiram figurar na elite este ano.
Nos playoffs, são duas as mudanças: nas oitavas de final, serão séries melhor de cinco, não três como era anteriormente. Quartas, semi e final também são definidas em melhor de cinco.
Os 16 melhores da fase classificatória seguirão para os mata-matas, sem rebaixamento. O NBB começará em outubro deste ano, com fim previsto para junho de 2025.
Já a série terá o chamado formato 1-2-1-1, como explicou a Liga Nacional de Basquete. “O time de melhor campanha disputa o primeiro jogo como visitante, depois faz duas partidas como mandante e, se necessário, viaja para o quarto confronto e recebe o rival em seus domínios no derradeiro embate”.
A Copa Super 8 seguirá sendo disputada em janeiro, com os oito melhores times da fase classificatória. O Franca é o atual campeão do NBB, enquanto o Flamengo venceu o Super 8.
Clubes do NBB 2024/2025
- Bauru Basket (SP)
- Botafogo (RJ)
- BRB/Brasília (DF)
- Caxias do Sul Basquete (RS)
- Corinthians (SP)
- Farma Conde São José Basketball (SP)
- Flamengo (RJ)
- Fortaleza Basquete Cearense/CFO (CE)
- Sesi Franca (SP)
- Minas Tênis Clube (MG)
- Mogi Basquete (SP)
- Pato Basquete (PR)
- Paulistano (SP)
- Pinheiros (SP)
- São Paulo FC (SP)
- União Corinthians (RS)
- Unifacisa (PB)
- R10 Score Vasco da Gama (RJ)