A Federação Internacional de Basquete (Fiba) oficializou, nesta terça-feira (19), a realização da Champions League Américas na temporada 2024/2025. Chamou atenção a falta de um anúncio oficial, sendo que somente clubes foram comunicados do sorteio dos grupos, agendado para 16h (de Brasília) desta quarta-feira (20).
A Itatiaia teve acesso ao comunicado enviado a clubes a respeito
“Chegou a hora de dar início à sexta edição da Basketball Champions League Américas! Por meio deste comunicado informamos sobre o importante sorteio da fase de grupos da BCL Américas em sua edição 2024-25. Pedimos para revisar detalhadamente os temas especificados no comunicado”, diz o material enviado a clubes.
Em teses, três times brasileiros têm direito a uma vaga na Champions: Sesi Franca (campeão do NBB), Flamengo (campeão da Copa Super 8 e vice-campeão do NBB) e KTO Minas (terceiro colocado do NBB). A Itatiaia apurou que o Minas é figura certa na Champions e que o clube vai acompanhar atentamente o sorteio.
O cronograma está atrasado diante do cenário incerto - com dificuldade de confirmação de brasileiros e também de times de outros países, como Uruguai. Na última temporada, por exemplo, o sorteio dos quatro grupos ocorreu em 8 de agosto de 2023. A bola subiu para o primeiro jogo em 13 de dezembro daquele ano.
A Fiba já teve problemas, por exemplo, com os brasileiros no último ano. Ele foi motivado por uma “briga” interna, após a Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) retirar a chancela do NBB, organizado pela
Mesmo sem chancela, houve um convite para a participação de três brasileiros: Franca (campeão do NBB, da Copa Super 8 e da Champions), São Paulo (vice-campeão do NBB) e Flamengo (terceiro do NBB). Isso ocorreu pois a Champions é um torneio no qual times de Brasil e Argentina atuam como parceiros na organização.
Na temporada 2023/2024, equipes de Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela, Nicarágua e México disputaram a competição. Times de Canadá, Porto Rico e Panamá também já estiveram na Champions.