Ouvindo...

Basquete: clubes brasileiros mantêm esperança pela Champions League

Sesi Franca, Flamengo e KTO Minas são os brasileiros que, em tese, têm direito de disputar o torneio

Logo e troféu da Champions League Americas, principal torneio interclubes entre sul-americanos

Sesi Franca, Flamengo e KTO Minas seguem esperançosos com a participação e a realização da Champions League Américas, competição mais importante para os sul-americanos instituída em 2019. A competição vive um impasse, com dificuldade e confirmação de brasileiros e também de times de outros países, como Uruguai.

A Itatiaia apurou que dirigentes de clubes brasileiros envolvidos em uma eventual disputa na temporada 2024/2025 aguardam, com certo otimismo, novidades em relação à Champions, como uma data para sorteio dos grupos. Fato é que o cronograma está atrasado diante do cenário incerto.

Na última temporada, por exemplo, o sorteio dos quatro grupos ocorreu em 8 de agosto de 2023. A bola subiu para o primeiro jogo em 13 de dezembro daquele ano.

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) já teve problemas, por exemplo, com os brasileiros no último ano. Ele foi motivado por uma “briga” interna, após a Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) retirar a chancela do NBB, organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB).

Mesmo sem chancela, houve um convite para a participação de três brasileiros: Franca (campeão do NBB, da Copa Super 8 e da Champions), São Paulo (vice-campeão do NBB) e Flamengo (terceiro do NBB). Isso ocorreu pois a Champions é um torneio no qual times de Brasil e Argentina atuam como parceiros na organização.

Leia também

Vai rolar?

Há alguns cenários possíveis para a Champions que terminará em 2025. Entre eles, estão a realização dela somente em 2025, sem partidas em 2024, ou o seu cancelamento.

Na temporada 2023/2024, equipes de Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela, Nicarágua e México disputaram a competição. Times de Canadá, Porto Rico e Panamá também já estiveram.

Enquanto isso, as principais equipes interessadas seguirão nas disputas domésticas. No Brasil, os times focam no NBB, enquanto na Argentina há La Liga. Boca Juniors, Instituto e Ciclista Olimpico foram os três melhores da última temporada argentina.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.