Ouvindo...

Ministério Público investiga suspeita de manipulação de resultados em campeonato estadual

Dois jogadores do Santa Maria, que participa do ‘Candangão’, no DF, são suspeitos de participarem de esquema

Jogo entre Gama e Santa Maria é investigado. Partida terminou em 5 a 0 para o alviverde

O Ministério Público do Distrito Federal (MP-DF) investiga suspeitas de manipulação de resultados em partidas do campeonato local de futebol. Na segunda-feira (11), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu mandados de busca e apreensão contra dois jogadores do Santa Maria, equipe que participou do Candangão deste ano.

Segundo as investigações, ao menos dois jogos foram criminosamente manipulados para fraudar apostas eletrônicas e as provas demonstram que os apostadores tinham conhecimento antecipado do resultado das partidas. As investigações apontaram o envolvimento imediato dos atletas com os resultados forjados.

A operação “Fim de Jogo” apura se os atletas investigados agiram de forma deliberada para manipular os placares de duas partidas na primeira fase do campeonato. O Santa Maria ficou em último lugar entre os 10 times participantes.

Leia também

Ao longo do campeonato, o clube só venceu uma partida. Em nove rodadas, o Santa Maria fez três gols e sofreu outros 28. Na última rodada, feita no domingo (10), o time perdeu por 7 a 1 para o Capital, equipe que ficou em primeiro lugar na primeira fase. No domingo anterior, dia 3, o Santa Maria perdeu para o Planaltina por 4 a 0. Em 18 de fevereiro, o time foi goleado pelo Gama por 5 a 0. Essa partida é investigada.

De acordo com o MP, os jogadores podem responder pelos crimes de corrupção passiva esportiva, fraude em evento esportivo, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.