A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio da porta-voz e major Layla Brunella, afirmou estar preparada para fazer a segurança de dois grande eventos previstos para Belo Horizonte em 4 de fevereiro, um domingo: a Supercopa do Brasil, entre Palmeiras e São Paulo, no Mineirão, e o clássico entre Atlético e Cruzeiro, na Arena MRV, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro.
A CBF confirmou, nesta sexta-feira (12), que a partida entre Palmeiras e São Paulo será em BH no mesmo dia do clássico mineiro.
A Federação Mineira de Futebol (FMF) ainda não se pronunciou se a data do clássico, válido pela 3ª rodada do Estadual, na Arena MRV, será mantida para o domingo, dia 4 de fevereiro.
PM garante segurança dos dois grandes eventos
De acordo com a major Layla Brunella, da PMMG, já ocorreram reuniões sobre o tema para debater o plano de segurança, caso os dois eventos sejam de fato realizados na mesma data.
“Temos uma tranquilidade neste aspecto, por mais que haja um grau de importância nesses jogos, por mais que haja a rivalidade entre as torcidas, há um grande preparo e uma grande expertise tanto do policiamento especializado quanto do nosso policiamento ordinário que cuida dos estádios aqui na RMBH para atendimento a demanda”, disse a militar à Itatiaia.
A PMMG tem reuniões marcadas com representantes das torcidas organizadas em Belo Horizonte para debater a segurança no clássico. Além disso, há um planejamento especial para o translado das torcidas de Palmeiras e São Paulo até a capital mineira.
“Os deslocamentos acontecerão com o apoio do grupo tático rodoviário, então desde a divisa de estado nós teremos esse deslocamento. Haverá diferença de horários nos deslocamentos da torcida, justamente para que não haja confronto nem encontro nas estradas e que a gente possa ter qualquer intervenção ou situação negativa neste aspecto”, destacou.
Os militares planejam ações além da escolta no translado. Segundo a major, é esperado apoio das guarnições militares de cada cidade no caminho até Belo Horizonte. A ideia é, justamente, dar a maior segurança possível e evitar possíveis confrontos.
Na capital mineira, os batalhões serão reforçados com membros da academia de PM e militares das áreas administrativas. O Batalhão de Trânsito também terá operações especiais.
O planejamento pode ser ajustado conforme mais informações forem disponibilizadas por parte do serviço de inteligência da PMMG ou dos organizadores dos eventos. A major Layla Brunella ressaltou que há preocupação, mas também confiança na experiência do grupo militar.
“Temos sim, por óbvio, uma preocupação. Sabemos da importância desses eventos esportivos, sabemos que os ânimos podem ficar exaltados. (...) Temos um tranquilidade neste aspecto, por mais que haja um grau de importância nesses jogos, por mais que haja a rivalidade entre as torcidas, há um grande preparo e uma grande expertise tanto do policiamento especializado quanto do nosso policiamento ordinário que cuida dos estádios aqui na Região Metropolitana de BH para atendimento a demanda”, finalizou, em entrevista à Itatiaia.
Além dos dois eventos esportivos, existe uma preocupação com a segurança envolvendo os eventos de carnaval. No dia 4 estão programadas 81 atividades relacionadas à festa na capital mineira.
Nova data para o clássico?
Mandante do clássico, o Atlético ainda não se pronunciou oficialmente sobre a Supercopa no mesmo dia do clássico. O Cruzeiro também não se manifestou.
Caso haja consenso, o clássico pode ser antecipado para sábado (3) ou adiado para segunda-feira (5). Na primeira fase do Campeonato Mineiro de 2023, o duelo entre os clubes ocorreu na noite de uma segunda-feira, no Independência, e terminou empatado por 1 a 1.