No apagar das luzes! O Corinthians empatou em 1 a 1 com o América na noite deste domingo (22), na Neo Química Arena, em São Paulo. Martín Benítez marcou o tento do Coelho no primeiro tempo que dava a vitória aos visitantes, mas viu Giuliano conferir de cabeça aos 54 minutos da segunda etapa em duelo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Para mais de 38 mil torcedores na Neo Química Arena, o Timão desapontou em campo e viu o medo do rebaixamento aumentar. O duelo era visto como início de “tabela mais fácil”, e uma vitória teria aberto cinco pontos de distância para o Z4. Nem o empate no último minuto evitou o clima de derrota.
Na prática, poucas chances reais além da pressão inicial, e um time que parecia sem alternativas ofensivas para ameaçar o último colocado do campeonato. O gol veio no “abafa” ao final da partida. Após o apito, a torcida do Timão se manifestou, reclamando: “Não é mole não, tem que ser homem para jogar no Coringão”.
O resultado mexe com a parte de baixo da tabela do Brasileirão. O América segue na lanterna com 19 pontos. O Corinthians sobe para 33, vê o Z4 perto, na 15ª colocação com apenas três pontos a mais que o 18º colocado, Santos.
Pressão da casa
A primeira chance do jogo veio nos pés de Gabriel Moscardo. Logo no primeiro minuto, Renato Augusto e Yuri Alberto tabelaram até que a bola foi ajeitada pro jovem volante finalizar com muito perigo, ao lado da trave do América. Aos quatro minutos, mais uma chance real com cruzamento venenoso de Fagner e desvio contra o próprio patrimônio de Ricardo Silva, que quase terminou em gol.
As melhores estocadas do América vinham em contra-ataques. O time abusou das finalizações à longa distância, como aos 35 minutos em que Martínez acertou finalização de longe próximo ao ângulo.
Não faz, leva!
O América ganhava campo na Neo Química Arena até abrir o placar aos 38 minutos. O 1 a 0 veio com bela jogada de Martínez com Benítez que teve espaço de sobra na entrada da área para dominar e bater no canto do goleiro Cássio.
América seguiu com melhores chances
Mesmo com a vantagem no placar, até os 20 minutos do segundo tempo, as melhores chances do jogo eram do América. Aos 17, Rodriguinho cortou para o meio e finalizou com força para defesa de Cássio.
Aos 23 minutos, o América quase ampliou! Em jogada trabalhada pela esquerda do ataque, Marlon recebeu cara a cara com Cássio e finalizou muito forte, para defesa importante do Gigante.
Aos 35, quase mais um do América de novo! Cássio teve que sair da área para dividir bola com a cabeça e Cazares chegou finalizando de primeira, de fora da área, na rede pelo lado de fora.
Água mole, pedra dura, tanto bate...
Aos 40, Felipe Augusto recebeu cruzamento de Matías Rojas e desviou de cabeça para fora. Cinco minutos depois, Gil recebeu cruzamento no escanteio e cabeceou com muito perigo, ao lado do gol.
A bola não entrava para o Timão. Aos 48, no desespero, bate rebate na pequena área e Lucas Veríssimo chegou finalizando de carrinho, por cima do gol de Jori.
No último minuto, Giuliano empatou! Bola cruzada na área, o meia apareceu para empatar a partida.
Corinthians 1 x 1 América
Corinthians
Cássio; Fagner, Lucas Veríssimo, Gil, Matheus Bidu (Fábio Santos); Fausto Vera, Gabriel Moscardo (Giuliano), Ruan Oliveira (Matías Rojas), Renato Augusto (Wesley); Yuri Alberto e Pedro (Felipe Augusto). Técnico: Mano Menezes
América
Jori; Rodriguinho, Iago Maidana, Danilo Avelar, Ricardo Silva, Marlon; Juninho, Martínez (Cazares), Benítez (Breno); Felipe Azevedo (Alê) e Mastriani. Técnico: Fabián Bustos
Gols
Benítez (38min 1ºT), do América
Giuliano (54min 2ºT), do Corinthians
Cartões amarelos
Fagner, (Corinthians); Alê; Rodriguinho (América)
Público: 38.121 torcedores
Renda: R$2.295.368,00
Motivo: 28ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 22 de outubro de 2023 (domingo), às 18h30 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz-RJ
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa-RJ e Lilian da Silva Fernandes Bruno-RJ
Árbitro de vídeo: Wagner Reway-PB