Ouvindo...

América vence Santos e deixa lanterna do Brasileiro

Coelho bateu o Peixe em duelo na ‘zona da degola’ e deixou a lanterna

Alívio! O América venceu o “duelo dos desesperados” contra o Santos e fez 2 a 0 neste domingo (3), no Estádio Independência. A vitória do Coelho tirou o time da lanterna na 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, e estacionou o Peixe no primeiro lugar do Z4.

A primeira etapa foi de pouca inspiração ofensiva, mas controle do América contra o Santos. Em noite inspirada da dupla Felipe Azevedo e Rodrigo Varanda, o Coelho saiu na frente em uma das boas trocas de passe que protagonizaram.

Se o segundo tempo precisava de maior ambição do Santos, o que se viu foi o mesmo controle do América na partida. O veterano Juninho aproveitou bola cruzada pela direita e testou para ampliar e dar números finais ao importante jogo contra a degola.

Com o resultado, o América deixou a lanterna do Brasileirão e ultrapassou o Coritiba. São 16 pontos e a 19ª colocação para o Coelho. O Santos estacionou no 21 pontos e na 17ª colocação, o primeiro do Z4.

Começo travado

Como era de se esperar, os primeiros 20 minutos foram travados, com as duas equipes bem postadas defensivamente. Os lances mais quentes vinham de divididas e “encaradas”.

A primeira chance veio dos pés da esperança técnica do meio-campo santista. Jean Lucas chapelou no contra-ataque, achou Mendoza aberto na esquerda, que fuzilou em cima de Maidana.

Varanda de novo!

Aos 28, esperança americana! Felipe Azevedo armou contra-ataque pela esquerda, achou passe açucarado para Rodrigo Varanda, que recebeu e tocou na saída de João Paulo. A bola ainda tocou entre as pernas do goleiro santista para fazer o 1 a 0 do Coelho.

Foi o segundo gol consecutivo do jovem que pertence ao Corinthians na campanha do América. No lance seguinte, jogada muito parecida entre Felipe Azevedo e Varanda, que devolveu de primeira, mas o camisa 11 não conseguiu dar direção ao chute com o bico do pé.

A primeira entrou, a segunda não, mas a terceira passou muito perto! De novo, Azevedo recebeu pelo meio com liberdade e achou Varanda. O jovem acertou belo passe para Azevedo que finalizou por cima do gol. Quase o segundo!

Santos tentou rebater

Aos 45, Jean Lucas foi presenteado com um rebote na parte esquerda da área e fuzilou para fora, com muito perigo para o gol de Cavichioli. Aos 49, foi de Mendoza pela direita a finalização forte que explodiu na trave do América, com desvio.

O final do primeiro tempo alucinante terminou com cobrança de escanteio perigosa do Peixe. Jean Lucas cruzou, Fernández desviou e Marcos Leonardo tentou testar, mas “furou” a finalização.

Bola no veterano!

Varanda começou a jogada e encontrou Matheus Henrique pela direita para cruzar. O ala cruzou na cabeça do veterano Juninho, que testou para o fundo do gol e ampliou o placar: 2 a 0.

O Santos até tentou com a entrada de Soteldo, mas foi o América a chance mais clara com Rodriguinho. Aos 30 minutos, o meia carregou e soltou o pé em bola que explodiu na trave.

No final, ainda deu tempo para Soteldo ser expulso por reclamação com a arbitragem, que desfalca o Peixe para a próxima rodada.

Próximos compromissos

O América só volta a atuar no próximo dia 15 de setembro, na sexta-feira, quando visita o Cuiabá pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 20h (de Brasília).

O Santos também terá tempo de descanso e treino na Data Fifa, e recebe o Cruzeiro na próxima quinta-feira (14), às 19h (de Brasília), também pela 23ª rodada do Brasileirão.

América 2 x 0 Santos

América

Matheus Cavichioli; Matheus Henrique (Júlio, 30min 2ºT), Iago Maidana, Ricardo Silva e Danilo Avelar; Rodriguinho, Juninho, Breno (Cazares, 20min 2ºT) e Martinez; Felipe Azevedo (Méndez, 20min 2ºT) e Rodrigo Varanda (Renato Kayzer, 20min 2ºT). Técnico: Fabian Bustos.

Santos

João Paulo; Joaquim (Soteldo, 15min 2ºT), João Basso, Alex e Dodô; Rodrigo Fernández (Júnior Caiçara, 1min 2ºT), Tomás Rincón e Lucas Lima (Furch, 15min 2ºT); Mendoza (Wesley Patati, 34min 2ºT), Jean Lucas e Marcos Leonardo. Técnico: Diego Aguirre

Gols: Rodrigo Varanda (38min 1ºT); Juninho (10min 2ºT), do América

Cartões amarelos: Méndez (32min 2ºT), do América; Tomás Rincón (5min 2ºT); Mendoza (12min 2ºT); Soteldo (48min 2ºT); Jean Lucas (48min 2ºT), do Santos

Cartão vermelho: Soteldo (48min 2ºT), do Santos

Motivo: 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 3 de setembro de 2023 (domingo), às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Leone Carvalho Rocha (GO) e Michael Stanislau (RS)
Árbitro de vídeo: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

Jornalista fascinado por futebol de base e análise de desempenho. Faz a cobertura de São Paulo e Palmeiras na Itatiaia após passagens por ESPN, Globoesporte.com e Band.
Leia mais