Ouvindo...

São Paulo elimina Corinthians na Copa do Brasil em noite de Lucas e Morumbi lotado

Tricolor venceu por 2 a 0 e classificou de forma direta às finais da competição

Nos braços da torcida do São Paulo, Lucas decide e elimina Corinthians na Copa do Brasil

Noite inesquecível de Copa no Morumbi! O São Paulo recebeu o Corinthians e precisou apenas do primeiro tempo para fazer 2 a 0 e despachar o rival na semifinal da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (16), o Tricolor contou com estádio lotado, grande atuação do goleiro Rafael e um gol decisivo de Lucas Moura para avançar e fazer a alegria da torcida. O time de Dorival Júnior enfrentará o Flamengo na grande decisão dos dias 17 e 24 de setembro.

A primeira etapa foi de domínio total do São Paulo. O Tricolor entrou em campo precisando do placar e pressionou desde o minuto inicial. A blitz de Dorival Júnior funcionou contra um Corinthians acuado, e o golaço de Wellington Rato com erro de Cássio na saída saiu ainda com 12 minutos de jogo.

Não contente com placar que levava aos pênaltis, Lucas Moura marcou o primeiro contra o rival na carreira, o segundo da partida após ajeitada de Rato e teve chance real de ampliar a vantagem.

O Corinthians veio ao segundo tempo, sem regra do ‘gol fora’, precisando de um gol que levaria o jogo para a disputa de pênaltis no Morumbi. A postura, no entanto, não foi de buscar o gol no Morumbi. O São Paulo seguiu melhor, mais equilibrado e pouco sofreu até o final da partida.

A entrada de Wesley, cria da base, melhorou o Timão, mas não foi o suficiente pare diminuir um placar que levaria o jogo aos pênaltis. Melhor para o Morumbi lotado, com mais de 62 mil torcedores.

Blitz inicial!

A partida começou como era de se esperar, e blitz inicial do São Paulo para cima do Corinthians. Apoiado por mais de 60 mil vozes, o Tricolor “empurrou” as linhas do Timão para trás e tentou jogadas pela beirada e chutes de longe para abrir o placar.

A primeira chance real veio dos pés de Lucas, que driblou Fábio Santos dentro da área e rolou para trás para Calleri, que chegou finalizando travado.

A pressão funcionou! No lance seguinte, aos 12 minutos, Cássio rifou bola de maneira equivocada, Wellington Rato teve espaço pelo meio, abriu para a esquerda e finalizou no ângulo do goleiro: 1 a 0.

O Corinthians demorou a se entender em campo, a bola nos pés do Tricolor até que em uma escapada aos 20, o gol de empate quase saiu. Escanteio cobrado na cabeça de Gil que testou com força, bola ao lado da trave de Rafael.

Momento do Tricolor

Não satisfeito com o gol que abriu o placar no Morumbi, o São Paulo até permitiu ao Corinthians mais posse de bola, mas se manteve em cima da saída de bola, forçando o erro do Timão.

Com 32 minutos, a bola rodou em frente a área do Timão, os atacantes conseguiram confundir a defesa, e após bola aberta na área, Rato escorou de cabeça e Lucas chegou no segundo pau para marcar o 2 a 0 e o primeiro contra o Corinthians na carreira.

O próprio Lucas teve chance clara de ampliar o placar aos 35 e matar de vez o confronto. O camisa 7 tabelou, saiu cara a cara com Cássio, mas finalizou na perna do goleiro, que salvou o terceiro.

Chances para matar

O São Paulo voltou ao segundo tempo e não se limitou em esperar o Corinthians. Apesar de permitir mais posse ao rival, criou as chances reais da partida.

Primeiro, aos oito, Rodrigo Nestor recebeu bola rolada para trás e finalizou com muita força, por cima do gol corintiano. Aos 12, em contra-ataque, viu Calleri disputar com Murillo, ganhar e tentar rebote de letra, no peito de Cássio. Quase o terceiro.

O Corinthians tentou a reviravolta. melhorou com a entrada do jovem Wesley, cria do Terrão. Aos 28, o jovem “rabiscou” pela esquerda, tentou passe, Bidu aproveitou sobra e achou Maycon na área, que finalizou para fora. No lance seguinte, Wesley trouxe para a perna esquerda e finalizou com força, perto da trave do goleiro Rafael.

Rafael no gol!

Outro personagem são-paulino na classificação foi o goleiro Rafael, com ao menos duas defesas incríveis durante o jogo.

Rojas, aos 35, aprontou uma que ele gosta. O camisa 10 bateu de longe, com endereço no ângulo, e Rafael foi buscar. Bola desviada para escanteio e Morumbi em êxtase com o goleiro.

Ao final, Rafael apareceu quando foi exigido. A bola ficou viva no “bate-rebate” do Corinthians, Giuliano finalizou, mas o goleiro apareceu para salvar a noite da torcida.

Próximos compromissos

O São Paulo tem que “mudar o foco” e olhar para o Campeonato Brasileiro. Neste sábado (19), às 16h (de Brasília), o Tricolor recebe o líder Botafogo pela 20ª rodada do Brasileirão.

Já o Corinthians também segue para “outros focos” também pela 20ª rodada do Brasileiro. O time de Vanderlei Luxemburgo viaja à Minas e encara o Cruzeiro às 21h (de Brasília), deste sábado (19).

São Paulo 2 x 0 Corinthians

São Paulo

Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo, Welington; Pablo Maia, Alisson (Gabi Neves, 27min 2ºT), Welington Rato (Juan, 33min 2ºT), Rodrigo Nestor (Michel Araújo, 33min 2ºT); Lucas e Calleri. Técnico: Dorival Júnior.

Corinthians

Cássio; Bruno Méndez (Fagner, 1min 2ºT), Gil, Murillo, Fábio Santos (Matheus Bidu, 17min 2ºT); Fausto Vera (Matías Rojas, 1min 2ºT), Maycon, Ruan Oliveira (Giuliano, 17min 2ºT), Renato Augusto, Adson (Wesley, 18min 2ºT); Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Gols: Wellington Rato (12min 1ºT e Lucas Moura (32min 1ºT), do São Paulo

Cartão amarelo: Murillo (22min 2ºT), do Corinthians

Motivo: volta da semifinal da Copa do Brasil
Data e horário: 16 de agosto de 2023, quarta-feira, às 19h30 (de Brasília)
Local: Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Raphael Claus-SP
Assistentes: Bruno Boschilia-SP e Rodrigo Correa-RJ
VAR: Igor Junio Benevenuto-MG
Público: 62.093 torcedores
Renda: R$ 8.500.325,00

Jornalista fascinado por futebol de base e análise de desempenho. Faz a cobertura de São Paulo e Palmeiras na Itatiaia após passagens por ESPN, Globoesporte.com e Band.