Ouvindo...

Santos abre dois, mas cede primeiro empate do líder Botafogo no Brasileiro

Com dois gols de Marcos Leonardo, em tarde de gala do estreante Jean Lucas, o Peixe abriu 2 a 0 contra o Fogão, mas viu Tiquinho Soares e Adryelson empatarem pela 16ª rodada.

Santos e Botafogo se enfrentaram pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro

Emoção até o final! Neste domingo (23), o Santos recebeu o Botafogo com missão dura de segurar o líder e ensaiar uma recuperação no Campeonato Brasileiro. Com dois gols de Marcos Leonardo, em tarde de gala do estreante Jean Lucas, o Peixe abriu 2 a 0 contra o Fogão, mas viu Tiquinho Soares e Adryelson empatarem a partida válida pela 16ª rodada.

O duelo começou com domínio do Botafogo, como era de se esperar ainda mais sem presença de torcida na Vila Belmiro. Sem armadores de ofício, o Fogão não conseguiu criar chances reais, e viu o domínio se desfazer quando Jean Lucas, nome do jogo, achou passe açucarado para Marcos Leonardo.

A segunda etapa, de pouca emoção até os 30 minutos, terminou de maneira inesperada, com “testes para cardíaco”. O Santos abriu 2 a 0 com mais um gol de Marcos Leonardo em jogada de Lucas Lima, mas viu o Botafogo diminuir com Tiquinho Soares, aos 38 minutos, e empatar com Adryelson, aos 42.

O gol de vantagem deixou o Santos postado na defesa por toda segunda etapa. Mesmo se lançando ao ataque, o time montado por Bruno Lage sentiu falta do lesionado Eduardo e pouco conseguiu agredir com chances reais até os 20 minutos finais, quando protagonizou a reviravolta.

O resultado mantém o Botafogo na liderança com 11 pontos de vantagem para o Grêmio, e o Santos na 15ª colocação que começou, com 17 pontos.

Próximos compromissos

O Santos volta a campo no próximo sábado (29), também contra cariocas. O time joga no Maracanã contra o Fluminense, pela 17ª rodada do Brasileirão, às 16h (de Brasília).

Já o Botafogo, líder do campeonato, recebe o Coritiba no Estádio Nilton Santos no domingo (30). O jogo está marcado para 16h (de Brasília).

Começou melhor, mas levou o gol

A partida começou com domínio já esperado de um líder do campeonato, Botafogo. Tiquinho Soares baixava para armar como tem por característica e arriscava chutes a longa distância.

Se o Botafogo dominava no duelo até os 26 minutos, o camisa 8 Jean Lucas, já com cara de dono do time, achou passe açucarado em profundidade para Marcos Leonardo. O Menino da Vila cortou para a direita, deixou Adryelson no chão e marcou o 1 a 0.

Dono do primeiro tempo

Não houve mais lance de perigo real para analisar no primeiro tempo da partida, mas a impressão de liderança e qualidade que passou o meia Jean Lucas ao torcedor do Santos foi a mais positiva possível.

O camisa 8 ainda teve tempo para, aos 45 minutos, aplicar chapéu humilhante em Di Plácido na linha de fundo, além de levar bronca do árbitro Ramon Abatti Abel por discussão com Tiquinho Soares.

Até criou, mas não entrava

A primeira boa chegada do Botafogo na segunda etapa começou com roubada de bola de Segovinha, que achou Marçal na esquerda. O lateral achou Vitor Sá e fez o arco na cabeça de Tiquinho Soares, que cabeceou com muito perigo ao lado da trave.

O Botafogo chegou novamente aos nove minutos. Marlon Freitas trabalhou bola pelo meio, achou passe nas costas de João Lucas para Vitor Sá finalizar em cima de João Paulo. O goleiro sentiu dores no quadril e teve que ser substituído.

Emoções no final

Lucas Lima já havia chamado atenção dos jornalistas na Vila pelo empenho defensivo que demonstrava. Em mais um lance de “mordida”, roubou a bola em disputa com Marçal, levou ao fundo e achou belo passe

Se o jogo já parecia resolvido, o Botafogo tentou tratar de revivê-lo. Aos 37 minutos, Vitor Sá armou jogada pela esquerda, achou Janderson no pivô, que só rolou para Tiquinho Soares deixar o dele.

Se o gol parecia apenas o “de honra” do Fogão em jogo que parecia controlado pelo Peixe, o zagueiro Adryelson não concordava com essa ideia. Em escanteio cobrado por Marçal, o camisa 34 subiu mais do que todo mundo e empatou. 2 a 2.

Santos 2 x 2 Botafogo

Santos

João Paulo (Vladimir, 16min 2ºT); João Lucas (Alex, 41min 2ºT), Joaquim, Messias, Dodô (Gabriel Inocêncio, 27min 2ºT); Dodi, Rodrigo Fernandez, Jean Lucas (Luan Dias, 27min 2ºT), Lucas Lima; Mendoza e Marcos Leonardo (Deivid Washington, 41min 2ºT). Técnico: Paulo Turra.

Botafogo

Lucas Perri; Di Plácido (Lucas Fernandes, 41min 2ºT), Philipe Sampaio, Adryelson, Marçal; Marlon Freitas, Danilo Barbosa (Janderson, 21min 2ºT), Tchê Tchê (Lucas Fernandes, ; Júnior Santos (Matiás Segovia, 1min 2ºT), Luis Henrique (Victor Sá, 40min 1ºT) e Tiquinho Soares. Técnico: Bruno Lage.

Motivo: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 23 de julho de 2023, domingo, às 16h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos
Árbitro: Ramon Abatti Abel-SC
Assistentes: Guilherme Dias Camilo-MG e Alex dos Santos-SC
VAR: Rodolpho Toski Marques-PR
Transmissão: Globo (TV aberta) e Premiere (pay-per-view)

Gols: Marcos Leonardo (24 min 1ºT); Marcos Leonardo (36min 2ºT), para o Santos; Tiquinho Soares (38 min 2ºT); Adryelson (42min 2ºT), para o Botafogo

Cartões amarelos: João Lucas (18min 1ºT); Jean Lucas (25min 2ºT); Alex (46 min 2ºT) do Santos; Adryelson (25min 2ºT); Marçal (30min 2ºT); Segovia (44min 2ºT), do Botafogo.

Jornalista fascinado por futebol de base e análise de desempenho. Faz a cobertura de São Paulo e Palmeiras na Itatiaia após passagens por ESPN, Globoesporte.com e Band.