Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Fifa define sedes da Copa do Mundo de futsal e do Mundial Sub-17; veja os locais

Uzbequistão terá o futsal, que tem o Brasil como maior campeão; já a Indonésia receberá o Sub-17 depois de perder o Sub-20

Além de confirmar os Estados Unidos como sede do primeiro Mundial de Clubes com 32 participantes, em 2025, o Conselho da Fifa ratificou em reunião, nesta sexta-feira (23), os países anfitriões de outros torneios que a entidade organizará nos próximos anos.

A Copa do Mundo de Futsal, em 2024, será disputada no Uzbequistão. O Brasil, maior campeão com cinco taças (nos eventos Fifa), não ganha há duas edições - Portugal é o atual vencedor.

A surpresa ficou com a indicação da Indonésia para receber a Copa do Mundo masculina sub-17, em novembro de 2023. O país da Ásia seria sede da Copa Sub-20, entre maio e junho, mas perdeu esse posto porque políticos locais defendiam não dar permissão para a entrada da delegação de Israel no país - a diplomacia entre os dois países não é boa.

A direção da Fifa se irritou com isso, retirou a competição da Indonésia e a deu à Argentina - o torneio terminou dia 11 de junho, com o título do Uruguai. A federação internacional chegou a ameaçar multar a Federação da Indonésia por causa do problema, mas, apurou a Itatiaia, entrou em ação o governo daquele país para intermediar o conflito com a cúpula da Fifa.

No fim, a Fifa gostou do contato das autoridades da Indonésia, que ofereceram o país como sede da Copa Sub-17 - a competição havia sido retirada do Peru, no início de 2023, por questões financeiras (país não topou dar isenções fiscais que a Fifa sempre pede para organizar torneios). Nesta sexta o Conselho aprovou a Indonésia como sede do Sub-17 masculino.

Veja todas as competições que tiveram sedes escolhidas nesta sexta-feira (23):

  • Mundial de Clubes de 2025 - EUA

  • Copa do Mundo masculina Sub-17 de 2023 - Indonésia

  • Copa do Mundo feminina Sub-20 de 2024 - Colômbia

  • Copa do Mundo feminina Sub-17 de 2024 - República Dominicana

  • Copa do Mundo de Futsal de 2024 - Uzbequistão

A Copa do Mundo de Beach Soccer de 2023 foi adiada de novembro deste ano para fevereiro de 2024, com a sede mantida para os Emirados Árabes Unidos.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais