Está marcada para o dia 2 de agosto a retomada do julgamento de Robinho no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O órgão julga o recurso que a defesa do jogador pede a tradução completa do processo que o condenou na Itália.
O processo começou a ser analisado em abril pelo tribunal, mas foi interrompido após um pedido de vista do ministro João Otávio de Noronha. O ministro Francisco Falcão, relator do processo, havia rejeitado o pedido antes da interrupção.
Para a defesa de Robinho, a tradução completa é necessária para verificar se o devido processo legal foi observado na condenação proferida pela Justiça da Itália.
Entenda o caso
Em 2017, Robinho foi condenado a 9 anos de prisão por participação no estupro coletivo de uma jovem albanesa em 2013. O brasileiro recorreu da sentença e, em janeiro de 2022, foi condenado em última instância, não cabendo mais recursos.
A Justiça italiana pediu que Robinho cumpra a pena no Brasil, uma vez que o país não extradita cidadãos brasileiros. Em fevereiro de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) concordou em transferir a pena.
Cabe agora, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), analisar a sentença italiana. O STJ vai analisar se a decisão atende os requisitos para ser cumprida no Brasil.
*Com Agências