Wellington Paulo, gestor do Aymorés, comenta boa fase: ‘Não é surpresa’

Ex-zagueiro e atual gestor do clube falou com a Itatiaia sobre o bom momento do Aymorés, no Módulo II do Campeonato Mineiro

Aymorés, líder do Módulo II do Campeonato Mineiro

Wellington Paulo, ex-zagueiro e gestor do Aymorés falou com a Itatiaia sobre o bom momento vivido pelo clube, no Módulo II do Campeonato Mineiro. A equipe lidera a competição com 16 pontos, 3 de vantagem para o vice-líder Uberlândia.

O gestor comentou sobre os grandes desafios de comandar um clube do interior, mas exaltou o bom trabalho feito pelos diretores.

“Primeiro desafio é conseguir montar uma estrutura, receita, com centro de treinamentos para os atletas, condição de trabalho, alimentação, moradia. Isso teve facilidade pela gestão impecável que era feita pela diretoria, pelo Juninho, que é o presidente, junto com todos os vice-presidentes. Isso facilitou”, contou.

Planejamento

Em termos de planejamento, Wellington Paulo afirmou que a diretoria possui uma visão de gestão a longo prazo e foco nas categorias de base. A estratégia visa gerar receitas e popularizar, ainda mais, o nome do Aymorés.

“O nosso plano é fazer uma gestão a longo prazo. A gente quer fazer um trabalho sólido, deixar uma estrutura bacana, principalmente de categoria de base, que vai ser o nosso foco. A gente já está indo atrás de condições para montar uma base forte. Esse é o nosso pensamento para o futuro, fazer uma categoria de base muito forte para gerar receita, jogadores e colocar o nome do clube no mais alto que puder”, pontuou.

Em relação ao dia a dia de administração do Aymorés, Wellington detalhou o papel da diretoria. O gestor destaca a importância de se acompanhar, de perto, todos os setores do clube.

“O nosso dia a dia é acompanhar todos os setores, estamos procurando departamentalizar o clube todo, cada um fazer o seu papel da melhor maneira possível, desde o porteiro até o presidente, dentro do que você tem competência. A gente acompanha todos os setores, o dia a dia dos atletas”, afirmou.

“Na gestão de grupo que linka os jogadores com a comissão técnica, nós temos um gerente de futebol muito competente e a gente conseguiu fazer isso com um grupo de jogadores que estamos buscando desde maio do ano passado. Estamos caminhando aos poucos”, destacou.

Preparação

Além da preparação do elenco, há, também, a preparação da equipe responsável por gerir o Aymorés. Wellington contou os bastidores do processo de aprimoramento dos profissionais que assumem este papel.

“Procuramos fazer cursos dentro da CBF, cursos de gestão por todo o país, procurando a networking com todos os clubes, trocando informações, pesquisando e estudando cada vez mais. O futebol está se tornando cada vez mais profissional, dentro e fora de campo. As leis estão mudando, na SAF, clube S.A, a Lei Pelé que já vem de muitos anos. Temos que estar bem ligados nisso”, alertou.

Por fim, o gestor comentou sobre o planejamento do elenco para a disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro. Wellington comentou sobre análise e busca por jogadores, que poderiam reforçar o elenco.

“Estamos trabalhando desde maio do ano passado vendo jogadores, comissão técnica, vendo mais de mil vídeos de atletas, fora o que a gente já conhecia e já sabia do nosso banco de dados. Pesquisamos o atleta, não só dentro de campo, mas principalmente fora, o comportamento, como ele age nas redes sociais, qual é o comportamento dele no dia a dia dos clubes, falando com o máximo de pessoas possíveis que estiveram com este atleta”, destacou.

Bom momento e liderança

Quanto ao bom momento do clube, apesar de a liderança não ser uma meta inicial, Wellington não demonstra surpresa com os resultados e falou sobre a dificuldade de se disputar o Módulo II.

“Para mim essa liderança não é surpresa, a gente esperava que ela poderia vir a qualquer momento, pelo trabalho que estamos fazendo. Não era o nosso foco, vamos passo a passo, que foi falado desde o começo. Está em um momento bom, a gente sabe como é o futebol, o alerta está ligado dez vezes mais, é uma roda-gigante. Para a gente que está neste trabalho, não é novidade”, explicou.

“O foco, desde o começo, era buscar o acesso. A gente sabe que é muito difícil, o campeonato é muito competitivo, é talvez o melhor Módulo II dos últimos anos em nível técnico, de força e investimento. Nós somos os pequenininhos mas vamos trabalhando com muito afinco, determinação e respeito a todos os outros adversários”, concluiu.

Próximo jogo

A próxima partida do Aymorés ocorre às 17h (horário de Brasília) deste sábado (3), na 8ª rodada do Módulo II do Campeonato Mineiro. A equipe visitará o Betim, na Arena Vera Cruz, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Jornalista em formação na UFMG. Apaixonado por futebol e esportes em geral.
Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.

Ouvindo...