O Fortaleza venceu o Corinthians por 2 a 1 na noite desta quarta-feira (3), na Arena Castelão, pela penúltima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Leão do Pici deixou, pelo menos momentaneamente, a zona de rebaixamento.
Uma palavra marcou a vitória do Fortaleza: eficiência. Com menos posse de bola e chances claras, a equipe aproveitou as poucas escapadas que teve. O time abriu o placar com Pochettino, na primeira etapa, e ampliou com Herrera, em golaço de cobertura. André Luiz ainda descontou para o Timão.
Com o triunfo, o Fortaleza subiu para a 16ª posição, com 43 pontos, deixando para trás Internacional (41) e Vitória (42). O Corinthians, por sua vez, caiu para a 10ª colocação, com 46 unidades.
Na última rodada, o Fortaleza visita o Botafogo no Nilton Santos. A bola rola no domingo, às 16 horas (de Brasília). Em mesmo dia e horário, o Timão recebe o Juventude na Neo Química Arena.
Gol na primeira chegada
Em sua primeira chegada ao ataque, o Fortaleza abriu o placar aos oito minutos de partida. Após erro de passe de Vitinho no meio-campo, o Leão do Pici armou o contragolpe, Herrera serviu Pochettino e, sozinho, o meia estufou as redes do goleiro Hugo Souza.
Corinthians pressiona
Depois do gol sofrido, o Timão passou a controlar as ações do duelo e, ainda no primeiro tempo, criou chances para ao menos empatar. Aos 14 minutos, Matheus Bidu encontrou Breno Bidon na entrada da área, e o garoto finalizou muito perto da meta de Brenno.
Aos 33, foi a vez de Maycon assustar com um chute de fora da área. O camisa 7 bateu forte, no ângulo, mas o goleiro do Fortaleza fez grande defesa.
Aos 37, Dieguinho puxou boa jogada pela esquerda, cortou para dentro e finalizou perto do gol adversário. Com seus dribles e arrancadas, o ponta foi a principal alternativa ofensiva do Timão na primeira etapa.
Golaço do Leão!
O Fortaleza ampliou aos 13 minutos da segunda etapa, com um golaço. Matheus Bidu e Gustavo Henrique, do Timão, “bateram cabeça”, e a bola sobrou para Herrera. Sozinho, o camisa 22 encobriu o goleiro Hugo Souza, para delírio da torcida presente.
Timão desconta
O Alvinegro descontou com André Luiz, que marcou seu segundo gol em oito jogos pelo profissional. Aos 25 minutos, Vitinho arrancou pela esquerda e tocou para o jovem, que bateu firme, sem chances para Brenno.
Fortaleza se segura
O Corinthians intensificou sua pressão nos minutos finais, mas o Fortaleza se segurou na defesa para sustentar a vitória diante de seu torcedor e ainda conseguiu escapadas em velocidade contra a defesa adiantada do Timão.
Aos 46 minutos, o goleiro Brenno operou um milagre. Kayke cruzou na medida para Romero, que cabeceou forte, mas parou em uma ótima intervenção do goleiro rival.
Fortaleza 2 x 1 Corinthians
Fortaleza
Brenno; Mancuso, Brítez, Ávila e Diogo Barbosa; Matheus Pereira (Pierre), Lucas Sasha e Pochettino (Moisés); Herrera (Pikachu), Breno Lopes (Matheus Rosetto) e Adam Bareiro (Deyverson) - Técnico: Martin Palermo.
Corinthians
Hugo Souza; Cacá (José Martínez), Gustavo Henrique, André Ramalho (Raniele) e Matheus Bidu; André Luiz, Maycon, Breno Bidon (Talles Magno) e Dieguinho; Vitinho (Kayke) e Gui Negão (Romero) - Técnico: Dorival Júnior.
- Motivo: 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
- Data e hora: 3 de dezembro (quarta-feira) de 2025, às 19h (de Brasília)
- Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
- Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
- Arbitro de vídeo: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Gols
- Fortaleza: Pochettino (8min/1ºT) e Herrera (13min/2ºT)
- Corinthians: André Luiz (25 min/2ºT)
Cartões amarelos
- Fortaleza: Barreiro, Herrera, Matheus Pereira, Britez
- Corinthians: Gustavo Henrique, Dorival Júnior
Cartões vermelhos
- Fortaleza: nenhum
- Corinthians: nenhum