O ‘Mausoléu de Pelé’, onde está o corpo de Edson Arantes do Nascimento, foi aberto ao público nesta segunda-feira (15). O espaço dedicado ao Rei do Futebol está localizado no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, litoral paulista.
Em evento que contou com familiares de Pelé, o espaço permitiu visitação excepcionalmente nesta segunda-feira (15), no período da tarde, das 14h às 18h. Edinho, filho de Pelé, atendeu a imprensa no evento.
“Eu venho aqui com uma certa frequência, e é muito gostoso. O ambiente é muito propício, com gramado no chão e cenas de estádio. Foi feito com muito amor por pessoas que conheciam e conviviam com ele. Então, tem a essência do que ele era. É muito nobre, muito simples e agradável. É o máximo que podemos imaginar para este espaço”, afirmou.
Visitação
O memorial fica localizado na Avenida Doutor Nilo Peçanha, no bairro Marapé. O público que desejar fazer uma visitação deverá se cadastrar, de forma gratuita, no
O espaço possui cerca de 200 m² repletos de homenagens ao eterno camisa 10 da Seleção Brasileira. O público, recepcionado por duas estátuas folheadas a ouro, poderá ver uma simulação da torcida do Santos nas paredes, o piso feito com grama sintética e um teto azulado acima do jazigo, que é dourado e possui imagens de momentos marcantes da carreira de Pelé.
O projeto foi feito por Pepe Alstut, proprietário do Memorial - que morreu em 2018. Pelé possui um espaço reservado desde 2003, que conta com uma vista para a Vila Belmiro. Entretanto, a família e o cemitério fizeram um acordo para que o craque fosse sepultado no mausoléu por uma questão de logística para o acesso do público.
Retratos de momentos marcantes na carreira de Pelé, como o famoso soco no ar em comemoração aos gols, jazigo com quatros cantos onde há cantoneiras em formatos do troféu da Copa do Mundo, uma camisa com o número 10 e uma coroa. Tudo isso poderá ser visto pelo público.
Além disso, visitantes também poderão conferir o Mercedes Benz S-280, no qual Pelé foi presenteado pela montadora em 1974, para comemorar o milésimo gol do atleta. O carro estará exposto no Museu de Veículos do Memorial.
Conheça mais detalhes:
Estátuas folheadas a ouro;
Simulação da torcida do Santos Futebol Clube nas paredes;
Piso com grama sintética;
Teto azulado acima do jazigo;
Jazigo dourado e com imagens de momentos marcantes da carreira de Pelé;
Retratos de momentos marcantes na carreira do Rei;
Cantoneiras do Jazigo em formatos da Taça Jules Rimet;
Camisa com o número 10;
Coroa de Rei;
Mercedes Benz S-280, dada a Pelé por montadora em 1974, em comemoração ao milésimo gol do atleta. O carro estará exposto no Museu de Veículos do Memorial.