O Independiente Del Valle, do Equador, chama atenção pelos recentes sucessos. O clube é propriedade do equatoriano Michel Deller. O mandatário comprou mais um clube na América do Sul - o Atlético Huila, da Colômbia. A ideia é reproduzir na equipe colombiana o método “Independiente”.
O Grupo Independiente adquiriu o Atlético Huila, um importante clube do futebol colombiano com o objetivo de implementar o “Método Independiente” que tem como foco a formação de talento de alto rendimento e a construção de processos esportivos de médio a longo prazo para alcançar a excelência esportiva e institucional”, diz parte do comunicado divulgado nas redes sociais.
Deller assumiu o controle do Independiente Del Valle em 2007. Desde então o clube passou por uma reestruturação e figura entre os principais times da América do Sul. O clube é bicampeão da Copa Sul-Americana (2019 e 2022), campeão da Recopa Sul-Americana (2023) e vice-campeão da Copa Libertadores (2017).
O Atlético Huila é um clube modesto do futebol colombiano que está na Primeira Divisão no país. Nunca foi campeão nacional, mas tem alguns títulos da Segunda Divisão. No currículo internacional uma participação na Copa Conmebol (1999) e Copa Sul-Americana (2010).
Agora, os colombianos fazem parte do “Grupo Independiente”. Além dos dois clubes sul-americanos, o grupo também conta com o time espanhol C. D. Numancia - atualmente na Terceira Divisão.