Ouvindo...

Influencer argentino faz campanha para salvar Independiente da falência

Clube com mais títulos da Copa Libertadores passa por grave crise financeira

Influenciador cuida de arrecadação para ajudar clube do coração

O Clube Atlético Independiente é um dos clubes mais tradicionais da Argentina. “Rey De Copas” é sete vezes campeão da Copa Libertadores - time que mais vezes levantou o troféu. O momento atual, no entanto, é grave. Um influencer argentino precisou intervir e abrir uma vaquinha online para ajudar o clube a pagar as dívidas e evitar a falência.

Segundo o jornal argentino “Olé!”, a dívida do clube gira em torno dos 23,5 milhões de dólares. O Rojo enfrenta vários pedidos de penhoras e cessão de terrenos para pagar suas contas. São dívidas trabalhistas e outros débitos administrativos.

O clube então procurou Santi Maratea. O argentino conta com 3,6 milhões de seguidores no Instagram. Torcedor da equipe de Avellaneda, ele organizou uma vaquinha para arrecadar fundos ao clube.

Até a publicação dessa reportagem foram levantados X pesos [conferir os stories no perfil https://www.instagram.com/santimaratea/]. “O Independiente tem 6 milhões de torcedores e algo como 115 mil sócios que pagam 4 mil pesos argentinos por mês. Se apenas 2 milhões de torcedores pagarem o mesmo valor que um sócio paga todos os meses, você pode coletar 20 milhões de dólares e pagar a dívida”, postou em 20 de abril.

Santi também afirmou que cuidará pessoalmente do dinheiro. Segundo o influencer, é a maneira de certificar que nenhum dinheiro será roubado.

A lei que evita a falência do clube é popularmente conhecida como “Lei Racing” - nome do grande rival do Independiente. Por meio dessa lei, a Justiça argentina mantém as atividades esportivas enquanto os valores de dívidas são formalizados e pagos.

Crise também em campo

Além da situação financeira, em campo também o Rojo não vai nada bem. A equipe ocupa a vice-lanterna com 10 pontos conquistados em 13 jogos. Neste ano, além do rebaixamento por média, o último colocado do campeonato também será rebaixado.

O Independiente foi rebaixado uma única vez em sua história, na temporada 2012-13. O Rojo, que à época também passava por um momento difícil financeiro, voltou à elite do futebol argentino na temporada seguinte.

A situação financeira precária do clube influenciou na negociação de Lucas Romero. O volante, ex-Cruzeiro, foi vendido ao León-MEX, porque o clube mexicano foi o único que ofereceu valor de compra à vista. Cruzeiro e Internacional sondaram o atleta, mas como a negociação seria um empréstimo, não avançou.

Quem marca presença na equipe é outro velho conhecido dos mineiros. O meia Juan Cazares está no clube argentino desde o ano passado. São 32 partidas com três gols e duas assistências.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.