Seis estádios estão na disputa para receber os jogos do Mundial masculino Sub-20, confirmado pela Fifa para a Argentina entre 20 de maio e 11 de junho. As direções da AFA (Associação de Futebol da Argentina) e da federação internacional gostariam que ao menos a final fosse realizada no reformado estádio Monumental de Nuñez, mas não houve acordo com o River Plate.
O mais provável, apurou a Itatiaia, é que a final e a abertura ocorram no estádio Ciudad de La Plata, em La Plata, a 50 km de Buenos Aires. A AFA decidiu que não haverá partidas na capital e que serão quatro sedes, e não seis como cogitado inicialmente (ideia é minimizar custos).
Os outros cinco concorrente a receber partidas são:
- Estadio Único Madre de Ciudades, em Santiago del Estero;
- Bicentenário, em San Juan;
- Único de Villa Mercedes, em San Luis
- Padre Ernesto Martearena, em Salta
- Carlos Augusto Mercado Luna, em La Rioja
O regulamento da Fifa exige que os estádios fiquem exclusivamente à disposição da organização durante a competição, o que eliminou equipamentos mais conhecidos, em cidades como Córdoba e Mendoza, por exemplo, que têm times em atividade pelo Campeonato Argentino e por competições sul-americanas.
O
O torneio inicialmente seria na Indonésia, mas o país perdeu o posto depois de políticos sugerirem que a delegação de Israel, classificada pela Europa, não deveria participar. A relação diplomática entre os dois países não é boa. A Fifa, então, optou por tirar o Mundial da nação asiática e ainda congelar à federação da Indonésia valores que repassa anualmente para projetos de desenvolvimento.
E “mineiros” estarão presentes no Mundial. Arthur, lateral do América e Kaiki, lateral do Cruzeiro, integraram o Brasil campeão sul-americano. Os dois devem fazer parte da lista final de convocados para a competição. Além deles, o treinador Ramon Menezes e o preparador físico Léo Cupertino também são de Minas Gerais.