O Campeonato Brasileiro terá início neste fim de semana e quase todas equipes apresentam um ponto em comum no patrocínio: casas de apostas. Dos 20 clubes da elite do futebol nacional, 19 têm acordos comerciais com sites dos chamados “jogos de azar”.
O Cuiabá é o único clube que, atualmente, não tem patrocínio ligado ao ramo. O time do Centro-Oeste rescindiu com a Luck Sports, mas busca novo parceiro para estampar a manga da camisa. O acordo entre Palmeiras e Betfair é de espaço master do time feminino e em espaços publicitários no CT.
Patrocínio master de sites de apostas
Onze clubes contam como patrocínio master de casas de apostas: América (EstrelaBet); Atlético e Fluminense (Betano); Athletico-PR, Bahia e Goiás (Esportes da Sorte); Botafogo (Parimatch); Cruzeiro (Betfair); Fortaleza (Novibet); Santos e Vasco (Pixbet); São Paulo (Sportsbet.io).
Outros, como Grêmio (Esportes da Sorte); Corinthians e Flamengo (Pixbet); Coritiba (Dafabet); Internacional (EstrelaBet), e Red Bull Bragantino (MrJack.bet) colocam os patrocínios em diferentes espaços do uniforme.
Lei para sites de apostas
Em 2018, o Governo Federal sancionou uma Lei que autorizou o Ministério da Fazenda a regulamentar o licenciamento de apostas esportivas no Brasil. Os acordos comerciais envolvendo os clubes e casas de apostas foram se tornando comum.
As casas de apostas têm gravitado em todo o universo do futebol. Além dos clubes, contam com ex-jogadores fazendo papel de embaixadores das marcas e também fazem ações de marketing com influenciadores. Competições, como a Copa do Brasil, também vendem naming rights para empresas do ramo.
Em movimento contrário,
Nas outras grandes ligas europeias, há pouca presença dessas marcas. Não há casas de apostas no espaço principal de clubes da Espanha, Alemanha e França. Apenas um na Itália (Lecce) cede esse espaço para empresa do ramo.