Ouvindo...

Times

Flamengo tem quatro vezes mais torcedores que os rivais do Rio de Janeiro juntos

Corinthians também mostra grande supremacia em seu estado, apesar de Palmeiras e São Paulo no Top 3

Líderes com folga da preferência do torcedor brasileiro segundo a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest, Flamengo e Corinthians têm supremacias significativas em seus respectivos estados, mostra “O Maior Raio-x do Torcedor”.

A situação mais impressionante envolve o Flamengo, no Rio de Janeiro. Primeiro colocado com 24% dos torcedores brasileiros acima de 16 anos, o rubro-negro carioca tem quatro vezes mais torcida que a somatória de Vasco (4%), Botafogo (1%) e Fluminense (1%), pois os três juntos somam 6 pontos percentuais.

O Corinthians vive uma situação confortável em São Paulo, com o dobro de torcedores em relação ao segundo colocado no estado, que é o Palmeiras (18% a 9%), mas não tem uma supremacia tão marcante como a dos flamenguistas.

Isso porque o São Paulo tem a quarta torcida do Brasil, com 8%, e o Santos também integra o Top 10, na oitava posição, com 3%.

Leia mais sobre o maior Radio-X do torcedor

No Rio de Janeiro, apenas o Vasco, além do próprio Flamengo, integra a lista das dez maiores torcidas do Brasil, com 4%. Botafogo e Fluminense, com 1%, cada, que em outras épocas já estiveram neste grupo, perderam espaço nas últimas décadas para mineiros, gaúchos e os nordestinos Bahia e Sport.

Metodologia

A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro
Leia mais