A LaLiga, responsável pela organização do Campeonato Espanhol, formalizou, nesta segunda-feira (27), as ameaças contra o brasileiro Vinícius Júnior no clássico entre Barcelona e Real Madrid, disputado no dia 19 de março, pela 26ª rodada.
Segundo a denúncia, cerca de 800 membros de duas torcidas organizadas do clube catalão entoaram os cânticos com ameaças ao brasileiro.
“Aos 42 minutos, cerca de 800 torcedores locais, integrantes do grupo ‘Espai d’animació', formado pelas torcidas ‘FCB Supporters’ e ‘Almogavers’, entoaram, de forma coordenada por aproximadamente 15 segundos, o cântico, “lolololololo, lolololo lololo, Morra, Vinicius, Morra, Vinicius’, dirigido a um jogador da equipe visitante”, denunciou a LaLiga.
Os ataques racistas contra Vini Júnior têm sido recorrentes na Espanha. Até o início de março, a organização de LaLiga já havia protocolado sete denúncias de ataque racista contra o atacante brasileiro do Real Madrid.
O ataque de torcida que teve a maior repercussão aconteceu antes da partida entre Real Madrid e Atlético de Madrid pelas quartas de final da Copa do Rei. Em uma ponte próxima ao CT do Real, um boneco negro com a camisa de Vini Júnior foi pendurado simulando um enforcamento.
Vale lembrar que em um duelo entre as duas equipes da capital espanhola, em setembro de 2022, o atacante brasileiro foi chamado de macaco pelos jogadores do Atlético de Madrid durante o jogo.
No fim de fevereiro, a Comissão Estatal contra Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte da Espanha pediu que um dos autores de insultos racistas contra Vini Jr. seja banido por um ano dos estádios e pague multa de 4 mil euros (R$ 22,1 mil). O indivíduo em questão é torcedor do Mallorca e tem 20 anos, mas não teve a identidade revelada pela comissão.
O Real Valladolid, time que também teve torcedores racistas atacando Vinícius Júnior, comunicou, também no mês passado, que estava trabalhando para definir a punição para um grupo de cerca de dez pessoas identificadas como autoras de insultos ao atacante. Vini Jr não se manifestou.