O clássico entre Cruzeiro e Atlético, às 20h desta segunda-feira (13), no Independência, quebra uma escrita que já dura quase 10 anos. Pela primeira vez após uma série de 37 partidas, nenhum dos dois rivais tem um jogador estrangeiro entre os 11 titulares.
Todos os 22 atletas que começam a partida mais aguardada pelos torcedores neste início de temporada serão brasileiros. A última vez que isso aconteceu foi no dia 13 de dezembro de 2013, quando o Galo venceu a Raposa por 1 a 0, com gol de Fernandinho, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. (veja as escalações abaixo)
Do lado cruzeirense, é certo que nenhum estrangeiro seria escalado por Paulo Pezzolano. O elenco celeste não conta com nenhum gringo neste momento.
Neste momento, a dupla de ataque ideal do Galo é formada por Paulinho e Hulk. O chileno Eduardo Vargas e o argentino Cristian Pavón estão à disposição do treinador e podem ser utilizados, mas não como titulares nesta noite.
Matías Zaracho é um jogador que poderia ser titular do Atlético no clássico com o Cruzeiro, mas estava entregue ao departamento médico e não tem condições de jogo.
No último clássico disputado entre os rivais, o Galo teve Zaracho e Nacho Fernández entre os titulares. O meia que defende o River Plate em 2023 foi um dos destaques da final do Campeonato Mineiro e marcou um gol.
Escalações de Atlético x Cruzeiro na última vez em que não houve estrangeiros entre os titulares:
Atlético: Giovanni; Marcos Rocha, Emerson, Leonardo Silva e Júnior César; Pierre, Josué e Luan; Tardelli, Fernandinho e Alecsandro. Técnico: Cuca.
Cruzeiro: Fábio; Ceará, Léo, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Borges. Técnico: Marcelo Oliveiro
Motivo: 28ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 13/10/2013
Local: Independêcia
Gol: Fernandinho
Todos os estrangeiros que foram titulares do Cruzeiro desde então:
Cáceres
Marcelo Moreno
Orejuela
Ariel Cabral
Lucas Romero
Mancuello
De Arrascaeta
Kunty Caicedo
Ramón Ábila
Riascos
Sanches Miño
Eugenio Mena
Samúdio
Todos os estrangeiros que foram titulares do Atlético desde então:
Nacho Fernández
Zaracho
Godín
Savarino
Alonso
Otero
Ramón Martínez
Cazares
Di Santo
Chará
Lucas Pratto
Erazo
Dátolo
Otamendi