Com a janela de transferências do inverno europeu, em janeiro, a Premier League chegou ao maior número de brasileiros na história. Ao todo, são 41 jogadores que nasceram no Brasil atuando na principal liga de futebol do mundo, contando saídas e chegadas desta janela.
A última ,transferência confirmada foi do zagueiro Felipe, ex-Corinthians. Ele deixou o Atlético de Madrid e vai em definitivo para o Nottingham Forest , time que subiu da segunda divisão inglesa par a Premier League 2022/23.
Além do zagueiro, transferências recentes foram de três promissores volantes braisleiros: Andrey Santos deixou o Vasco rumo ao Chelsea; Danilo trocou o Palmeiras pelo Nottingham Forest, e, por último, João Gomes, que deixou o Flamengo para jogar pelo Wolverhamptom. O trio movimentou mais de R$ 280 milhões com suas negociações.
Ainda nessa janela do meio da temporada europeia, Gustavo Scarpa (meia, ex-Palmeiras), Luizão (zagueiro, ex-São Paulo) e Tetê (meia que foi à Europa direto da base do Grêmio) se transferiram ao futebol da Inglaterra para jogarem no Nottingham, West Ham e Leicester, respectivamente.
Desde que o Campeonato Inglês se tornou Premier League, na temporada de 1992/93, esta é primeira vez que o Brasil é o país estrangeiro que mais cede jogadores ao torneio.
Confira a lista de jogadores brasileiros ou nascidos no Brasil que atuam na Premier League:
Arsenal - Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli, Gabriel Magalhães e Marquinhos
Aston Villa - Diego Carlos, Douglas Luiz e Phillipe Coutinho
Chelsea - Andrey, Jorginho* e Thiago Silva
Everton - não tem brasileiros
Fulham - Andreas Pereira, Carlos Vinicius e Willian
Liverpool - Alisson, Arthur, Fabinho e Roberto Firmino
Manchester City - Ederson
Manchester United - Antony, Casemiro e Fred
Newcastle - Bruno Guimarães e Joelinton
Tottenham - Emerson Royal, Lucas Moura e Richarlison
West Ham - Emerson Palmieri*, Lucas Paquetá e Luizão
Crystal Palace - não tem brasileiros
Leicester - Tetê
Southampton - Lyanco
Wolverhampton - Diego Costa*, João Gomes, Mateus Cunha e Matheus Nunes*
Bournemouth - Neto
Brighton - não tem brasileiros
Leeds - Rodrigo*
Nottingham - Danilo, Felipe, Gustavo Scarpa e Renan Lodi
Brentford - não tem brasileiros
*Brasileiros que se naturalizaram por outros países
Brasileiros naturalizados
Dos 41 brasileiros que atuam na Premier League, cinco deles se naturalizaram e jogam o futebol internacional por outras seleções.
São os casos de Diego Costa e Rodrigo, brasileiros de nascença, mas que se naturalizaram espanhóis. Emerson Palmieri e Jorginho, que são naturalizados italianos (jogam pelo West Ham e Chelsea, respectivamente), e, por último, Matheus Nunes, que joga pela seleção de Portugal.
Andreas Pereira, que atuou pelo Flamengo até 2022, não nasceu no Brasil. Ele é natural da Bélgica, mas é filho de pais brasileiros e escolheu representar o país tupiniquim, caso seja desejo do futuro técnico da Seleção Brasileira.
Histórico de ‘brazucas’ na Premier League
O primeiro brasileiro a jogar o Campeonato Inglês foi Mirandinha, ex-Palmeiras e Corinthians, só no ano de 1985, quando ele defendeu as cores do Newcastle. De lá para cá, mais de 100 brasileiros passaram pela primeira divisão da Inglaterra.
O primeiro brasileiro a ser campeão inglês foi Edu Gaspar, com o Arsenal, na temporada 2001/02. Ele foi campeão de novo, com outro brasileiro ao lado, o pentacampeão Gilberto Silva, na Premier League 2003/04.
(sob supervisão de Mamede Filho)