Ouvindo...

Brasil tem representantes em três finais do Aberto da Austrália de tênis

Torneio disputado na Oceania é um dos quatro mais importantes da temporada

Matos e Stefani estão na final das duplas mistas

Apesar do início ruim, com eliminações de Bia Haddad e Thiago Monteiro na primeira rodada das chaves de simples, os tenistas brasileiros podem encerrar o Aberto da Austrália com saldo positivo. O país tem representantes nas finais de duplas mistas, duplas entre os juvenis no masculino e também nas duplas para cadeirantes.

A partir das 22h desta quinta-feira (26), Luisa Stefani e Rafael Matos encaram os indianos Bopanna e Mirza na decisão das duplas mistas. Em caso de vitória, o título em um Grand Slam seria inédito para os dois integrantes da dupla brasileira.

Matos e Stefani, que vêm colecionando boas atuações desde que formaram a parceria, já se colocam como um dos principais favoritos a uma medalha nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

Olho no futuro

Principal promessa do tênis brasileiro, o carioca João Fonseca foi derrotado nas quartas e final da chave de simples, mas forma parceria justamente com seu algoz, o belga Alexander Blockx. Juntos, os dois estão na final do torneio e encaram os norte-americanos Tien e Williams na madrugada desta quinta (26) para sexta-feira (27).

O brasileiro de apenas 16 anos já tem boas participações em torneios profissionais e vai disputar o Rio Open após convite da organização do evento.

Pioneiro

Na categoria Quad do tênis em cadeira de rodas, o catarinense Ymanitu Silva, oitavo do ranking mundial, se garantiu na final de duplas ao lado do sul-africano Donald Ramphadi. Eles encaram os holandeses Niels Vink e Sam Schroder na madrugada desta sexta-feira

Ymanitu é o primeiro brasileiro na história a disputar o tênis em cadeira de rodas no Major australiano e jogará pela terceira vez a final de um Slam. Vice-campeão nas duas primeiras oportunidades, ele vai em busca do primeiro título.

“Muito feliz em começar o ano como mais uma final de Grand Slam, a terceira na minha carreira. A sensação que tenho hoje é cada segundo que passo dentro da quadra treinando e me dedicando vale muito a pena, onde os resultados só acontecem assim como muita entrega e o principal amor ao que se faz”, disse o tenista da equipe itajaiense que está acompanhado do treinador Wanderson Cavalcante.

Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.