Prefeita de Barcelona se solidariza com mulher que acusou Daniel Alves

Ada Colau afirmou que a vítima nunca deve ser julgada pela opinião pública em casos de agressão sexual

Daniel Alves está detido desde a sexta-feira

A prefeita de Barcelona, Ada Colau, se manifestou na terça-feira (24) sobre a suposta agressão sexual cometida por Daniel Alves contra uma mulher de 23 anos em uma casa noturna da cidade. A autoridade usou as redes sociais para comentar o caso, mas sem citar o nome do jogador brasileiro.

Leia mais

Gravação acidental na noite do suposto estupro endossa versão da vítima

Polícia da Catalunha recolhe possíveis restos de sêmen do lateral em banheiro

Por que Daniel Alves está preso, e Robinho segue solto? Entenda diferenças entre os casos

Outra mulher acusa Daniel Alves de assédio sexual; veja detalhes

Daniel Alves é investigado por repartição formada majoritariamente por mulheres

Daniel Alves: saiba como é o presídio onde está o lateral brasileiro

Daniel Alves é transferido de presídio na Espanha; entenda

“Quando (nós, mulheres) sofremos uma agressão, nossa cidade não deve nos julgar, mas sim nos acompanhar e nos defender”, publicou Colau, difundindo em seguida o lema “No Callem” (“Não Calemos”, em tradução literal), que batiza o protocolo de segurança desenvolvido em 2018 pelo governo espanhol para casos de agressão contra mulheres em espaços privados.

A prefeita garantiu que “atender e acompanhar as vítimas deve ser uma prioridade”, ressaltando que a casa noturna Sutton, onde ocorreu o episódio envolvendo Daniel Alves, agiu corretamente em acionar rapidamente as autoridades e prestar apoio à mulher. Colau também aproveitou para “enviar um abraço à vítima”.

“Somos muitas que estamos com você e te enviamos toda a força”, escreveu. A prefeita garantiu ainda que “Barcelona protege a noite como um espaço de liberdade” e que as mulheres da cidade seguirão podendo sair com segurança nessa faixa de horário.

Jornalista, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE-IUL (Lisboa), com passagens por TV Globo | SporTV, Jornal Hoje em Dia, Agência EFE (Espanha), BBC News Brasil (Inglaterra) e Sport TV (Portugal)

Ouvindo...