O América manteve sua decisão inicial e escolheu pela realização do clássico com o Cruzeiro pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro deste ano no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Porém, a marcação do jogo no dia 4 de fevereiro, às 16h30, dependerá de um outro detalhe: já existe um pedido da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) para que o duelo entre Boavista e Botafogo, pelo Campeonato Carioca, aconteça no mesmo dia, local, e praticamente na mesma hora do encontro entre Coelho e Raposa.
A presidência da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) confirma a intenção da Ferj em realizar o duelo entre Boa Vista e Botafogo no Mané Garrincha, no mesmo dia de América x Cruzeiro. Inclusive, com pedido oficial já recebido pelo gabinete da presidência da Federação Brasiliense.
Em relação ao clássico mineiro no Centro-Oeste, de acordo com a FFDF, ainda não há qualquer solicitação para que nenhum jogo do Mineiro seja realizado em Brasília.
Incompatibilidade de datas
A incompatibilidade de datas, segundo a FFDF, não seria empecilho para a realização de dois jogos no estádio. “Uma das partidas poderia ser deslocada para o dia 5 de fevereiro”, disse à Itatiaia uma fonte na Federação Brasiliense.
Entretanto, essa mudança de dia teria que ser aprovada pela detentora dos direitos de transmissão, tanto do Campeonato Carioca quanto do Mineiro.
E aí, América?
Mandante do clássico, o América já mostrou à Federação Mineira de Futebol (FMF) sua intenção de jogar em Brasília contra o Cruzeiro, e recebeu da FMF a resposta de que deveria cumprir todas as exigências feitas pela entidade.
De acordo com apuração da Itatiaia, o Coelho enviou na última segunda-feira (9) um ofício à FMF solicitando que a partida mudasse do Independência para o Mané Garrincha. Ainda de acordo com a reportagem, no mesmo dia a cúpula alviverde recebeu resposta da FMF, que fez algumas exigências para autorizar o jogo fora de Minas Gerais.
Segundo com informações, três das exigências foram: o Cruzeiro aceitar jogar em Brasília; aprovação da Federação Brasiliense de Futebol para que um jogo do Campeonato Mineiro aconteça no Mané Garrincha; e o pagamento de todos os custos operacionais da partida.
Proposta
Uma fonte também revelou à Itatiaia que o América, caso realize o clássico em Brasília, deve faturar algo próximo de R$ 550 mil “limpos”, pagos pela empresa que “comprará o mando de campo” do Coelho.
Essa empresa seria a responsável por arcar com todos os custos de logística para levar as equipes para o jogo, com hospedagem e passagens aéreas, além de pagar também pela operação da partida.