Ouvindo...

Lula chega à Vila Belmiro para se depedir de Pelé

Presidente chegou ao estádio do Santos, às 9:00 desta terça-feira (3), para o último adeus ao Rei do Futebol

Lula consola Márcia Aoki, viúva e Pelé, durante velório do Rei do Futebol, na Vila Belmiro, nesta terça-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve, na manhã desta terça-feira (3), na Vila Belmiro para o último adeus a Pelé, que está sendo velado no gramado do estádio do Santos.

Lula chegou ao estádio do Peixe às 9:00 para a cerimônia de despedida do Rei do Futebol, que entrou em seus momentos finais. O velório está programado para terminar às 10:00, quando o corpo do Rei do Futebol deve deixar o estádio do Santos para ser sepultado.

Leia mais

Edinho despede-se de Pelé na Vila Belmiro

Viúva de Pelé se emociona ao receber condolências de presidente da Conmebol

Antigos companheiros de Santos, Lima e Clodoaldo falam sobre a convivência com Pelé

Falcão se despede de Pelé e relembra momentos de parceria: ‘estamos diante de um gênio’

Pai de Neymar confirma que astro do PSG não irá ao velório de Pelé

Infantino participa de velório de Pelé em Santos

Fãs lotam Museu Pelé, em Santos, dias após a morte do Rei do Futebol

Desde as 10:00 de segunda-feira (2), familiares, amigos e ex-companheiros do eterno Camisa 10 da Seleção estiveram na Vila Belmiro para se despedir de Pelé. Várias autoridades locais e internacionais também compareceram ao estádio do Santos, como o presidente da Fifa, Gianni Infantino, e da Conmebol, Alejandro Domingues.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), cumpriu sua primeira agenda pública em Santos para se despedir de Pelé. O chefe do Executivo paulista chegou por volta das 11:00 desta segunda-feira (2).

“A gente já viu o governo federal anunciando um acréscimo ao nome do Porto, a estrutura mais importante de Santos, com o nome do Rei Pelé. Vamos pensar, toda homenagem que a gente fizer vai ser singela e insuficiente pelo o que o Pelé fez por nós”, disse o governador de São Paulo.

“O Brasil deve muito ao Pelé por tudo que ele fez. A forma que ele se posicionou durante a vida inteira. A gente tem o maior jogador de todos os tempos, três das estrelas da camisa da nossa seleção foram colocadas por ele”, concluiu.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), também esteve no velório do Rei do Futebol e anunciou a criação do “Bolsa Atleta Pelé" para 5 mil crianças da capital paulista. “Vamos usar a inspiração do Pelé para essa garotada. Quando você põe um sonho, vindo da periferia, você pode correr atrás do seu sonho, e aqueles que têm habilidade possam desenvolver essa habilidade no esporte”, disse.

Claudio Cosme Pereira de Souza, prefeito de Três Corações, cidade onde nasceu o Rei Pelé, afirmou que o município mineiro vai homenagear o Rei em mais um monumento. Ele não quis dar detalhes, mas avisou que a obra foi projetada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. Na cidade, já existem o Museu Pelé, a Casa Pelé e uma estátua. “Pelé não é de Três Corações, é do mundo”, ressaltou o prefeito.

Fim da cerimônia

O Santos encerrou a fila para que as pessoas entrassem no gramado para se despedir de Pelé às 8:00 desta terça-feira (3). Apenas quem já estava esperando para entrar no estádio foi autorizado a permanecer no local. O fluxo de pessoas na Vila Belmiro para dar um último adeus ao Rei do Futebol continuou alto durante todo o tempo. Quem teve acesso ao gramado no início da manhã desta terça-feira (3) teve de ficar até quatro horas na fila durante a madrugada.

Ainda não há números oficiais sobre o número de pessoas que foram à Vila Belmiro se despedir do Rei do Futebol, mas a expectativa é de que pelo menos 150 mil fãs visitaram o estádio do Santos para prestar tributo a Pelé.

O sepultamento do Rei do Futebol acontece nesta terça-feira (3), dia em que acontecem as últimas horas do velório, até as 10:00, e um cortejo pela cidade de Santos, passando pela casa de Celeste, mãe do craque.

O corpo de Pelé será sepultado no Memorial Necrópole Ecumênica, considerado o cemitério mais alto do mundo. O local escolhido, em vida, pelo próprio Rei do Futebol.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.