Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Fifa define novo Mundial de Clubes com 32 times a partir de 2025

Competição será disputada a cada quatro anos, com os melhores times de cada continente

A Fifa definiu que o novo Mundial de Clubes será disputado com 32 times a partir de 2025. A ideia é fazer uma competição nos moldes de uma Copa do Mundo, com os melhores times de cada continente.

O novo formato foi anunciado pelo presidente Gianni Infantino em entrevista coletiva nesta sexta-feira (16). Era um desejo antigo do mandatário alterar o modelo da competição, que passará a ser disputada a cada quatro anos.

Veja mais: Fifa usa realidade aumentada em app dedicado; veja vídeo

Infantino fez o anúncio diante de jornalistas antes de dar detalhes do balanço da Copa do Mundo do Catar, considerada “a melhor de todos os tempos” pelo dirigente.

Ele não se aprofundou no novo Mundial de Clubes. Apenas disse que a ideia foi aprovada em reunião do conselho da Fifa. “Ainda temos que discutir alguns detalhes, mas será como uma Copa do Mundo”, afirmou.

A Fifa já havia decidido desde 2019 que modificaria o formato do Mundial de Clubes masculino, e deixaria o torneio inchado e mais longo. A primeira edição seria realizada em 2021, com 24 clubes, mas a pandemia da Covid-19 postergou os planos da entidade, que quer deixar a competição mais atraente e rentável.

A Fifa planejava organizar o torneio com oito times da Europa e seis da América do Sul. As dez vagas remanescentes seriam divididas entre os demais continentes. Os clubes europeus, à época, não aprovaram a ideia e prometeram boicotar o novo Mundial porque ele atrapalharia o calendário no Velho Continente

Agora, com 32 clubes em vez de 24, a expectativa é que os times europeus mantenham essa postura resistente.

Mundial Feminino

Infantino também revelou que a Fifa vai criar um Mundial de Clubes Feminino, sem dar informações sobre formato, data e número de equipes que vão disputar a competição, cuja criação era reivindicada há tempos por torcedores e torcedoras, jogadoras e dirigentes.

A próxima edição do Mundial ainda será disputada apenas com os campeões continentais. Em fevereiro de 2023, o Flamengo será o representante sul-americano e pode se encontrar com o Real Madrid, campeão europeu, caso os dois avancem à final. O Marrocos será a sede da competição, outro anúncio feito por Infantino nesta sexta.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais