Ouvindo...

Bruno Soares se despede do tênis com festa no Mineirinho e homenagens

Duplista mineiro encerra carreira vitoriosa com Mineirinho cheio

Despedida de Bruno Soares no Mineirinho

Chegou oficialmente ao fim a carreira de um dos mais vitoriosos tenistas da história do tênis brasileiro. Bruno Soares se despediu do esporte na noite deste sábado (26), no Mineirinho, em Belo Horizonte. Após começar a partida de exibição ao lado de Bob Bryan contra Rafael Matos e Marcelo Melo, ele pediu para jogar o tiebreak do único set ao lado de Melo, parceiro desde as categorias de base do Minas Tênis Clube. Os dois mineiros venceram o game decisivo.

Aposentado desde a última edição do US Open, o mineiro dono de três Grand Slams em duplas masculinas e três em mistas ganhou uma festa em casa para marcar o fim do período como atleta profissional. Sob os olharas de cerca de 10 mil pessoas, o belorizontino escolheu o Mineirinho como palco para o último ato.

Em clima de festa, a exibição teve longos pontos e troca de voleios que animaram quem foi ao ginásio da Pampulha. Ao fim do jogo, a emoção tomou conta da quadra. Bruno Soares se emocionou no discurso feito em quadra.

“Comecei a jogar tênis com cinco anos. Desde pequeno eu me apaixonei por esse esporte e sigo. Tive o privilégio de viver tudo que sonhei. Hoje encerro uma jornada muito especial. Jamais sonhei com isso tudo que aconteceu. A grande razão que eu joguei tênis foi isso aqui (apontando para o público). A todos vocês que estão aqui, que apoiam e mandam mensagem, obrigado de coração. Essa exibição ter caído em Belo Horizonte não poderia ter sido um presente melhor”, disse.

Parceiro dos últimos pontos, Marcelo Melo se emocionou ao falar do companheiro.

“Fazer essa dupla na frente dos amigos e família. É difícil falar do Soares. Jogamos juvenil, profissional. Jogamos juntos. Fico muito emocionado porque esse tipo de momento é muito importante. Parabéns pela carreira que você teve. Muita gente tentou colocar a gente um contra o outro, mas desejo tudo de melhor”, disse.

A partida de despedida antecedeu a exibição entre Rafael Nadal e Casper Ruud, que se enfrentam no mesmo evento.


Os convidados

O jogo festivo para celebrar a trajetória de Bruno Soares foi promovida como um desafio de Marcelo Melo. O “Girafa”, como é conhecido, venceu dois Grand Slams em duplas masculinas e formou ao lado de Soares uma das duplas mais poderosas do mundo na Copa Davis, competição entre seleções no tênis.

Para a despedida, o mineiro decidiu contar com um parceiro de peso. Dono de 16 Slams e considerado um dos maiores duplistas da história, o norte-americano Bob Bryan veio ao Brasil para prestigiar o amigo.

Se Bruno Soares e Marcelo Melo foram o destaque do Brasil nas duplas por mais de uma década, Rafael Matos viveu melhor ano da carreira em 2022 e se colocou entre os 30 melhores duplistas do mundo. Aos 26 anos, ele também participou da festa no Mineirinho de dentro da quadra.

.

Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.