Ouvindo...

América: Martinez tem lesão no ligamento do pé e só voltará a atuar em 2023

Martinez não joga pelo América desde o dia 11 de setembro, quando o América empatou com o Botafogo, no Nilton Santos

Martínez pode passar por uma cirurgia no pé esquerdo e está fora da temporada

Em entrevista no CT Lanna Drumond nesta segunda-feira (24), o médico do América, Cimar Eustáquio, afirmou que o meia Emmanuel Martinez poderá passar por uma cirurgia no pé esquerdo no fim do ano. Desfalque desde o empate contra o Botafogo, no Nilton Santos, no dia 11 de setembro, o argentino foi inicialmente diagnosticado com um trauma no pé e, agora, está fora da temporada por complicações da lesão.

“O quadro do Martinez, em princípio, apesar da imagem mostrar que seria uma lesão mais séria, o exame físico-ortopédico dele era absolutamente normal, assim como o estudo por ressonância magnética e raio-X não demonstraram nenhuma lesão óssea e nem ligamentar. Dessa forma, foi estabelecido um protocolo de tratamento com a ideia que, possivelmente, voltaria de 15 a 20 dias, aproximadamente”, afirmou.

“Com o decorrer do tempo, as coisas ficaram um pouco diferentes e ele começou a sentir um pouco mais. Então, nós repetimos os exames dele, uma tomografia e uma ressonância magnética, que demonstraram uma lesão em um ligamento importante do pé chamado Lisfranc. Esse ligamento, apesar da lesão ser pequena, é muito doloroso. Com isso, estabelecemos um tratamento prolongado e ele vem evoluindo, mas não tendo uma melhora significativa”, complementou.

Martínez fez trabalhos no campo, mas sentiu dores

“No início, o quadro dele estava muito mais simples do que o normal, ou seja, sem nenhum lesão. Estabelecida essa lesão desse ligamento importante, estabelecemos, primeiro, um repouso e, depois, trabalhos fisioterápicos e tentamos retornar um pouco às atividades. Ele sentiu muito, principalmente nos mecanismos de aceleração, desaceleração e retroagimos o tratamento. Foi quando chegamos à conclusão de que precisaríamos rever os exames e que precisaria de um tempo maior, praticamente com 30 e poucos dias sentindo novamente. Vamos decidir se vamos continuar com o tratamento conservador ou cirúrgico”, enfatizou Cimar Eustáquio.

Prazo de recuperação

“Vai depender muito. Ele está sob [os cuidados] uma junta médica, sendo avaliado para ver qual o melhor tratamento. Chegamos à conclusão de que ambos os tratamentos [conservador ou cirúrgico] terão o mesmo prazo. Estamos definindo hoje ou amanhã qual vai ser o protocolo para ele e, dentro disso, estabelecer o plano em torno de 6 a 8 semanas, aproximadamente”, concluiu o médico do América.

Contratado em agosto, junto ao Barcelona de Guayaquil, Martinez não joga pelo América desde o dia 11 de setembro, quando o América empatou 0 a 0 com o Botafogo, no estádio Nilton Santos, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Até o momento, o argentino, de 28 anos, disputou apenas quatro jogos pelo Coelho.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.